A vivência dos alunos de graduação de enfermagem no combate a pandemia da COVID-19 e seu impacto na formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v13i2.3382

Resumo

A pandemia causada pela COVID-19 resultou em um forte impacto socioeconômico, educacional e político em todo o mundo. A graduação de Enfermagem sofre, então, as consequências advindas desse contexto global atual, acarretando diversas implicações para a formação profissional. Sendo assim, o estudo terá como objetivo geral: Analisar, sob a ótica dos discentes, se a aprendizagem desenvolvida em um setor que realiza testagem e diagnóstico de COVID-19 foi um diferencial na formação dos alunos de graduação em enfermagem, e como objetivos específicos: Comparar a vivência dos alunos que tiveram aula prática em um setor que realiza testagem e diagnóstico de COVID-19 com os alunos que não tiveram aula prática nesse cenário; Identificar, sob a óptica dos alunos, se houve diferença na formação, as aulas práticas no setor que realiza testagem e diagnóstico de COVID-19. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa e sociopoética, que será realizado na Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com alunos do curso de graduação em Enfermagem. A produção dos dados será através de entrevista utilizando-se de questionário elaborado no Google docs com perguntas aberta e fechada e grupo-pesquisador sociopoético. Os dados serão analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin e as expressões artísticas do grupo-pesquisador serão analisadas conforme o estudo da sociopoética Viril/classificatório. A pesquisa foi aprovada no conselho de ética em pesquisa e respeitará os princípios da resolução 466/2012 e as recomendações da Carta Circular N°1 de 2021 - CONEP/CNS/MS, que apresenta orientações para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente virtual.

Palavras-Chave: COVID-19; Educação em Enfermagem durante a pandemia; Implicações na formação em enfermagem; Impactos causados pela pandemia COVID-19 na Educação em Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Eleuterio Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira, Doutora, Professora do Departamento de Metodologia da Enfermagem, da Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. RJ, Brasil.

Lilian Maria da Costa Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Acadêmica de Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-12-22