A Experiência da Educação Permanente em Saúde em um Centro de Atenção Psicossocial II na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v13i2.3326

Resumo

Este estudo traz como tema a Educação Permanente em Saúde – EPS, a partir de uma necessidade de realizar uma análise crítica dos processos de EPS no Centro de Atenção Psicossocial II na Amazônia. Como as ações de EPS implantadas no CAPS Náuas influenciaram nos processos de trabalhos da equipe para o desenvolvimento de uma Atenção Psicossocial - AP? Compreender como as ações de EPS influenciaram nos processos de trabalho da equipe para o desenvolvimento de uma AP e narrar a experiência de EPS do CAPS Náuas de maio 2014 a maio de 2022 identificar e analisar as estratégias de EPS; , na perspectiva dos profissionais, os aspectos positivos e/ou negativos experiência e como as ações de EPS contribuíram para a qualificação profissional; a melhoria da qualidade do cuidado aos usuários; o desenvolvimento do trabalho em equipe e nos processos de gestão da unidade, e; desenvolver propostas que subsidiem as práticas de um trabalho interprofissional e as estratégias de gestão do cotidiano da unidade.  Uma abordagem qualitativa, na modalidade pesquisa intervenção, na perspectiva da narrativa, com referencial teórico os conceitos de AP e EPS. Os dados serão agrupados e analisados com referência na análise temática e serão formuladas categorias analíticas. A amostra será a totalidade dos profissionais do CAPS Náuas, sem distinção de nível de formação ou de categoria profissional. Como produto, pretende-se desenvolver ações de EPS com a rede intra e intersetorial para potencializar a AP na Regional de Saúde do Vale do Juruá, Tarauacá/Envira.

Palavras-Chave: Educação Continuada; Reabilitação Psiquiátrica; Equipe de Assistência ao Paciente; Saúde Mental; Serviços de Saúde Mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Sales de Messias, Universidade Federal Fluminense/ Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Universidade Federal Fluminense/ Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Ândrea Cardoso de Souza, Universidade Federal Fluminense/ Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Enfermeira. Doutora. Docente no Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde: Formação Docente Interdisciplinar para o SUS – MPES, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – EEAAC, Universidade Federal Fluminense – UFF, Campus Niterói, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Ana Clementina Vieira de Almeida, Universidade Federal Fluminense/ Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Enfermeira. Doutora. Docente colaboradora voluntária no Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde: Formação Docente Interdisciplinar para o SUS – MPES, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – EEAAC, Universidade Federal Fluminense – UFF, Campus Niterói, Niterói/RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-12-22