Perfil sociodemográfico de mulheres em cesáreas do município do Rio de Janeiro (2007 a 2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i1.3194

Resumo

Nos últimos anos, tem sido observado um aumento progressivo das taxas de partos do tipo cesáreas em quase todos os países, embora não de forma homogênea. O Brasil é apontado pela Organização Mundial de Saúde como um dos líderes em cesáreas no mundo, e alerta que o aumento se transformou em uma epidemia. O objetivo deste estudo é descrever o perfil sociodemográfico de mulheres submetidas ao parto cesárea, no município do Rio de Janeiro (RJ), no período de 2007 a 2018. Trata-se de estudo descritivo, do tipo transversal de abordagem quantitativa realizada a partir de dados obtidos nas Declarações de Nascidos Vivos (DNVs) do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc). Os dados foram retirados do sistema do Ministério da Saúde (Estado do Rio de Janeiro), Datasus/Tabnet e do sistema da Secretaria Municipal de Saúde da cidade do Rio de Janeiro. Ao analisar os dados referentes ao período de 2007 a 2018, foi possível observar que os números de partos desse tipo aumentaram gradativamente na cidade entre os anos de 2007 e 2012, chegando a atingir o índice de 57,42%.  No município, a maioria dos procedimentos foi realizada em mulheres adultas, com idade entre 25 e 39 anos, brancas, com maior instrução e solteiras.

Palavras-chave: Partos Cesáreos; Mulher; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola de Andrade Lima, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil.

Cristina Portela da Mota, Universidade Federal Fluminense

Docente. Doutora em Saúde Pública Ensp/ Fiocruz. Prof. Adjunto - Depto. Materno-Infantil e Psiquiatria da Universidade Federal Fluminense.   

Jorge Luiz Lima da Silva, Universidade Federal Fluminense

Docente. Doutor em Saúde Pública Ensp/ Fiocruz. Prof. Adjunto - Depto. Materno-Infantil e Psiquiatria da Universidade Federal Fluminense.   

Ricardo José de Oliveira Mouta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Docente. Doutor em enfermagem. Prof. Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Antonia Aline Rocha de Sousa, Christus Faculdade do Piauí

Acadêmica de  enfermagem da Christus Faculdade do Piauí,  Brasil.

Cláudia Maria Messias, Universidade Federal Fluminense

Docente. Doutora em Enfermagem EEEAN/ UFRJ. Prof. Adjunto - Depto. Materno-Infantil e Psiquiatria da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-04-28