Fatores de riscos para lesão por pressão x Estratégias de prevenção: Interfaces do cuidado de enfermagem no âmbito hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v13i1.3174

Resumo

A importância da prevenção de lesões por pressão nos cuidados com o adulto se dá em proporcionar meios conclusivos para manter a integridade da pele durante sua permanência em ambiente hospitalar e durante a assistência domiciliar. É notório que a formação de lesão por pressão é um agravante à saúde, pois permite que outras patologias sejam associadas prejudicando o bem-estar físico do paciente. Trata-se de um estudo do tipo pesquisa bibliográfica, através de meio eletrônico pela Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Base de Dados de Enfermagem (Bdenf) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline). A partir deste estudo, concluiu-se que ao se tratar de métodos preventivos, foi evidenciado a qualidade da assistência de enfermagem, através da elaboração de cuidados de enfermagem com o uso de materiais e equipamentos adequados ao alívio da lesão nas proeminências ósseas e aos cuidados específicos com a pele. Ressaltando assim, o papel fundamental da enfermagem no incentivo e apoio, constituindo assim, autonomia para reconhecerem e empregarem os meios preventivos que poderão ser utilizados na prevenção da lesão por pressão.

Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem; Lesão por Pressão; Pele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Mestre e Doutorando pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem Pós-graduação da Universidade Iguaçú, Brasil.

Lilian Laine da Conceição Dias, Centro Universitário Celso Lisboa

Enfermeira. Pós-Graduada em Enfermagem em Oncologia pela UCL, Brasil

LarissaChristiny Amorim dos Santos, Universidade Iguaçu

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu, Brasil.

Bruna Porath Azevedo Fassarella, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Mestre em Urgência e Emergência. Docente do curso de Enfermagem na Universidade Iguaçu, Brasil.

Ana Lúcia Naves Alves, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutoranda na Facultad de Humanidades Y Artes. Universidad Nacional de Rosário, UNR, Argentina.

Keila do Carmo Neves, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Pós-Graduada em Nefrologia; Mestre e Doutora em Enfermagem pela UFRJ. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIG, Brasil.

Fernando Salgado do Amaral, Universidade Iguaçu

Enfermeiro graduado pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA). Pós-Graduado em enfermagem em terapia intensiva pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA). Mestre em ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA), Brasil.

Downloads

Publicado

2022-06-29