Criança com diagnóstico de câncer sob cuidados paliativos e seu familiar: contribuições para o cuidado de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v13i1.3166

Resumo

O presente estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura que viabiliza a compreensão do objetivo de levantar a produção científica sobre as ações de enfermagem nos cuidados paliativos junto a criança cm câncer e seu familiar e discutir os principais resultados e suas contribuições para o cuidado de enfermagem. O levantamento bibliográfico foi feito nas bases da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), sendo utilizado as bases de dados   Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da saúde (LILACS), Scientific eletronic Library Online (Scielo) e a Base de Dados da Enfermagem (Bdenf). Através da revisão foi identificado algumas atuações de enfermagem, como ter um cuidado holístico, saber ouvir, ter um contato direto, tocá-la, proporcionar carinho, respeitar os sentimentos e saber proporcionar um ambiente onde esta criança se sinta acolhida, se sinta à vontade e tenha momentos de prazer, já que ela se encontra distante do seu cotidiano, longe do seu lar, da sua família, dos seus amigos, da sua escola, restrita ao lazer. Conclui-se que ter sensibilidade ao cuidar ainda é um grande desafio, pois existe uma grande esfera de pacientes onde a enfermagem tem dificuldade de proporcionar um suporte emocional mais completo e adequando. Ou no caso de uma criança com câncer esse emocional, pode estar mais exacerbado, o que pode alterar a rotina e os sentimentos desse profissional. Tais reflexões podem ser temas de futuros trabalhos e trazer novos subsídios para a assistência a esses pacientes.

Descritores: Enfermagem Pediátrica; Câncer Infantil, Cuidado de Enfermagem; Cuidado Paliativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Laine da Conceição Dias, Centro Universitário Celso Lisboa

Enfermeira. Pós-Graduada em Enfermagem em Oncologia pela UCL.

Larissa Christiny Amorim dos Santos, Universidade Iguaçu

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu, Brasil.

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Mestre e Doutorando pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem Pós-graduação da Universidade Iguaçú, Brasil.

Bruna Porath Azevedo Fassarella, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Mestre em Urgência e Emergência. Docente do curso de Enfermagem na Universidade Iguaçu, Brasil.

Ana Lúcia Naves Alves, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutoranda na Facultad de Humanidades Y Artes. Universidad Nacional de Rosário, UNR, Argentina.

Keilado Carmo Neves, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Pós-Graduada em Nefrologia; Mestre e Doutora em Enfermagem pela UFRJ. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIG, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-06-29