O Enfermeiro na triagem neonatal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i1.3159

Resumo

O Programa Nacional de Triagem Neonatal, que integra a triagem neonatal biológica, auditiva e ocular, foi criada no Brasil em 1992 e tornou-se obrigatória em 2001. Sendo ela capaz de detectar inúmeras doenças precocemente e assim, ser possível tratar sem causar danos irreversíveis a saúde do recém-nascido. A pesquisa refere-se a um estudo reflexivo sobre as contribuições da enfermagem na triagem neonatal, ressaltando a importância dos mesmos que atuam na realização do exame e também na disseminação de informações relevantes a respeito dessa realização no período certo e da forma correta. Os dados utilizados foram coletados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) nas bases de informações LILACS, BDENF, MEDLINE e SCIELO que serviu como fundamento para embasar o estudo. Esse programa é caracterizado por inúmeras qualidades e projetos para que todas as crianças possam ter acesso a esse exame. Porém, ainda podemos perceber que existe uma grande problematização acerca das questões geográficas, políticas econômicas, sociais, culturais e educacionais. Evidenciou-se assim, a importância de incentivar os profissionais da saúde, principalmente os enfermeiros, no que se refere ao aprimoramento e aquisição de novos conhecimentos nesta área através de programas de educação permanente e continuada em serviço, com intuito de diminuir as falhas que possam ocorrer durante esse processo.

Palavras-chave: Assistência Integral à Saúde; Recém-Nascido; Enfermagem.

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Biografia do Autor

Larissa Christiny Amorim dos Santos, Universidade Iguaçu

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu, Brasil.

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Mestre e Doutorando pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem Pós-graduação da Universidade Iguaçú, Brasil.

Ana Lúcia Naves Alves, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutoranda na Facultad de Humanidades Y Artes. Universidad Nacional de Rosário, UNR, Argentina. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIG.

Fernando Salgado do Amaral, Universidade Iguaçu

Enfermeiro, graduado pelo Centro universitário de volta redonda (UNIFOA), Pós graduado em enfermagem em terapia intensiva pelo Centro universitário de volta redonda (UNIFOA),
Mestre em ensino de ciências da saúde e do meio ambiente pelo Centro universitário de volta redonda (UNIFOA)

Bruna Porath Azevedo Fassarella, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Mestre em Ciências Aplicadas em Saúde da Universidade Severino Sombra. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e Pós-graduação da Universidade Iguaçu, Brasil.

Clarissa Rosa de Oliveira Arnaldo, Universidade Iguaçu

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu, Brasil.

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Publicado

2023-04-28