Os impactos da trajetória acadêmica na saúde mental dos graduandos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v13i1.3108

Resumo

A trajetória acadêmica é marcada por alterações pessoais e profissionais. Dentre elas, pode-se observar impactos que corroboram para que consequências à saúde mental dos acadêmicos sejam desenvolvidas. Assim, o presente estudo tem como objetivo identificar os efeitos que a vida acadêmica pode provocar na saúde mental do graduando. A pesquisa trata-se de uma revisão de literatura narrativa e utilizou como base de dados as plataformas Scielo (Scientific Eletronic Library Online), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências em Saúde), MEDLINE, Google Acadêmico e Revista Pró-UniverSus, através do critério de inclusão e exclusão, resultando em 16 artigos selecionados e 325 excluídos. Os resultados demonstraram que a graduação traz impactos mentais devido à transição da infância para a vida adulta, pelas responsabilidades e cobranças que são geradas diariamente no ensino superior e na nova rotina, o que ocasiona um desequilíbrio psicológico ao estudante e propicia o desenvolvimento de transtornos mentais ou psicossomáticos. Conclui-se que as instituições de ensino podem atuar como fatores estressores que provocam o desequilíbrio psíquico; em contrapartida, podem também proporcionar meios a partir dos quais o equilíbrio mental, social e físico seja reestabelecido.  

Palavras-chave: Saúde Mental; Vida Acadêmica; Transtornos Mentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Ferreira de Oliveira Marques Nunes, Universidade de Vassouras

Acadêmica do curso de Enfermagem. Universidade de Vassouras. Vassouras. RJ. Brasil.

Thiago Augusto Soares Monteiro da Silva, Universidade de Vassouras

Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras.

Eliara Adelino da Silva , Universidade de Vassouras

Mestre. Docente do curso de Enfermagem. Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ

Alessandra da Silva Souza, Universidade de Vassouras

Mestre em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil

Adiel Queiroz Ricci, Universidade de Vassouras

Mestre em Estudo de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Manoela Alves, Universidade de Vassouras

Mestre. Docente do curso de Enfermagem. Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-06-29