O uso de canabidiol (CBD) em pacientes pediátricos com transtorno do espectro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v13i2.3100

Resumo

O uso de Canabidiol (CBD) para aplicações clínicas tem ganhado atenção crescente devido à falta de propriedades psicoativas e benefícios potenciais que foram observados em certos estados de doença, como epilepsia pediátrica. Objetivo: identificar a população de pacientes recebendo tratamento medicamentoso com cannabis para autismo e avaliar a segurança e eficácia dessa terapia. Método: Este estudo tem como base a revisão de literatura que foi realizada a partir da análise das evidências clínicas que apoiam o uso de Canabidiol para crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA) utilizando os bancos de dados, PubMed, Medline, Google Scholar, SciELO e LILACS. Para realizar a pesquisa foram utilizados os descritores “canabidiol”, “autismo”, “transtorno do espectro autismo”, “cannabis, “endocanabinoides”, “canabinóides” e “maconha”. Resultados: revelou-se nos estudos que existe respaldo para a indicações para o uso de canabidiol, porem em menor escala, sendo sua maior evidencia para distúrbios e comorbidade intelectual. Outro questionamento apontado nas pesquisas remeteu-se a necessidade de maiores evidencias e pesquisa para a recomendação do Canabidiol, além inserção do tema na área clínica. Conclusão: a pesquisa apontou os dilemas que pediatras e outros médicos muitas vezes enfrentam diante das recomendações na prática clínica. Torna-se necessário um conhecimento farmacológico e clinico do uso de Canabidiol, sendo assim necessário que os medico se familiarizem com as indicações do Canabidiol afim de orientar os familiares dos pacientes pediátricos sobre as limitações que existem nessa propriedade terapêutica para transtorno do espectro autismo. Os estudos apontam a necessidade de analisar mais profundamente as recomendações do Canabidiol afim de que seu uso passe a ser realidade no tratamento de transtorno do espectro do autismo no Brasil.

Palavra-Chave: Autismo; Canabidiol; Cannabis sativa; Transtorno do Espectro do Autismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Augusto Ramos da Cunha, Universidade de Vassouras

Acadêmico de Enfermagem, Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil.

Alessandra da Silva Souza , Universidade de Vassouras

Mestre. Professor do Curso de Enfermagem, Universidade de Vassouras. RJ, Brasil.

Jannaina Sther Leite Godinho Silva , Universidade de Vassouras

Mestre. Docente do Curso de Enfermagem, Universidade de Vassouras. RJ, Brasil.

Thiago Augusto Soares Monteiro da Silva, Universidade de Vassouras

Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Elisângela do Nascimento Fernandes Gomes , Universidade de Vassouras

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Vassouras. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras. RJ.

Eliara Adelino da Silva, Universidade de Vassouras

Enfermeira, Terapeuta Holística, Mestre. Professor do Curso de Enfermagem, Universidade de Vassouras. RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-12-22