Mulheres e Suas Percepções Sobre as Suas Experiências no Parto: Violência ou Cuidado?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v13i1.3094

Resumo

O presente estudo tem como objetivos: Analisar a assistência prestada as mulheres no período parturitivo; identificar o tipo de assistência prestada a mulher no período parturitivo. Avaliar o grau de conhecimento das mulheres acerca da violência obstétrica e seus direitos no período parturitivo. Trata-se de um descritivo qualitativo foi realizado em um setor de ginecologia e obstetrícia de um hospital universitário. Utilizou-se um instrumento, composto por perguntas abertas e fechadas enviadas através do formulário do Google Forms. As participantes da pesquisa foram mulheres com idade de 21 a 49 anos que já vivenciaram o gestar e o partejar. Os dados coletados foram organizados e procedeu-se a análise de conteúdo. Foram entrevistadas 12 mulheres, sendo 42% com idade entre 40-49 anos, 50% casadas, 57% se autodeclaram brancas e 50% com ensino superior completo. 75% referem ter conhecimento da temática, porém após análise dos relatos a maioria delas reportaram episódios de violência, tais como: episiotomia não consentida, manobra de kristeller, violência verbal por parte dos profissionais, entre outros. Assim, concui-se que apesar de relatarem serem possuidoras de conhecimento 74% delas foram sim vítimas de um ou mais tipos de violência. Identifica-se a necessidade de mais estudos sobre a temática.

Palavras-Chave: Violência Obstétrica; Violência; Trabalho de Parto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hellen Assompção de Brito, Universidade de Vassouras

Discente da Graduação em Enfermagem na Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil.

Thiago Augusto Soares Monteiro da Silva, Universidade de Vassouras

Docente do Curso de Enfermagem (Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) na Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil.

Elisângela do Nascimento Fernandes Gomes, Universidade de Vassouras

Docente do Curso de Enfermagem (Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Vassouras) na Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil.

Jannaina Sther Leite Godinho, Universidade de Vassouras

Docente do Curso de Enfermagem (Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense) na Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil.

Alessandra da Silva Souza, Universidade de Vassouras

Docente do Curso de Enfermagem (Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ciências Ambientais pela Universidade Severino Sombra) na Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil.

Geisa Sereno Velloso da Silva, Universidade de Vassouras

Docente do Curso de Enfermagem (Mestre pela Escola de Enfermagem Anna Nery) na Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-06-29