Cuidados com recém-nascidos alimentados por sonda gástrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v12i2.3041

Resumo

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e caráter descritivo, cujo objetivo é a reflexão sobre os cuidados com os recém-nascidos alimentados por sonda gástrica internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Foram utilizados artigos publicados em base de dados virtuais. Para tal utilizou-se a Biblioteca Virtual de Saúde, nas bases de informações LILACS, BDENF, MEDLINE e SCIELO. A sobrevida dos recém-nascidos (RNs) tem se tornado cada vez maior em todo mundo, entretanto os RNs que nascem antes das 34 semanas de gestação apresentam dificuldade na deglutição, na sucção e até mesmo na respiração. Por isso, o benefício da alimentação enteral através de sonda gástrica tem suprido as necessidades nutricionais e alimentares.  Conclui-se que o papel do enfermeiro é de fundamental importância, sendo o principal responsável pela administração da nutrição enteral (NE), além da prescrição dos cuidados de enfermagem, estabelecer o acesso enteral, por via oro/nasogástrica ou transpilórica, e assegurar o exame radiológico visando a confirmação da localização da sonda.

Palavras-Chave: Terapia Intensiva Neonatal; Recém-Nascido; Enfermagem; Nutrição Enteral

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Christiny Amorim dos Santos, Universidade Iguaçu

1Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu, Brasil.

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro. Mestre e Doutorando pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem Pós-graduação da Universidade Iguaçú, Brasil.

Bruna Porath Azevedo Fassarella, Pós-graduação da UNIG.

Enfermeira. Mestre em Ciências Aplicadas em Saúde da Universidade Severino Sombra. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e Pós-graduação da UNIG, Brasil.

Keila do Carmo Neves, Docente UNIG

Enfermeira. Pós-Graduada em Nefrologia. Mestre e Doutora em Enfermagem pela UFRJ. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIG, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-11-23