Evolução dos Aparelhos Fotopolimerizadores – Revisão de Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v12i2.3005

Resumo

A criação da resina composta autopolimerizavel e fotopolimerizavel foi um marco muito importante dentro da odontologia restauradora, possibilitando ao paciente uma restauração mais estética e semelhante ao dente. Com o avanço do século, resinas fotopolimerizáveis estão sendo cada vez mais utilizadas nos consultórios odontológicos, sendo assim aparelhos fotopolimerizadores com luz azul visível viraram uma peça indispensável em um tratamento restaurador. No mercado atualmente possuem unidades de fotopolimerização formadas por diversos princípios físicos, como por exemplo: quartzo-tunsgênio-halogênio (QTH), laser, luzes de arco de plasma e diodos emissores de luz (LED). O objetivo desse estudo é apresentar a evolução dos aparelhos fotopolimerizáveis e como é extremamente importante que o cirurgião dentista conheça mais sobre o aparelho utilizado no seu dia a dia, mostrando suas vantagens e desvantagens e como isso pode afetar o resultado do tratamento restaurador.  Para esta revisão de literatura, foi realizado uma busca nas seguintes plataformas, Google Acadêmico, Pub med, Sielo e Elsevier, onde foram selecionados 14 artigos e estudos científicos, dos anos 2005 a 2020, utilizando os descritores: luz LED, avanços da fotopolimerização, polywave, luz halógena, geração dos fotopolimerizadores. Mostrando que atualmente a fotopolimerização feita através de aparelhos com luz LED, tem tomado mais espaço em ambientes odontológicos, podendo ter melhores resultados em uma restauração com resina composta.

Palavra-Chave: Polimerização; Cura Luminosa de Adesivos Dentários; Estética Dentária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Furtado Granadeiro, Universidade de Vassouras

Discente do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade de Vassouras. Vassouras/ RJ, Brasil.

Luiz Felipe Gilson de Oliveira Rangel, Universidade de Vassouras

Docente do Departamento de Endodontia do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade de Vassouras, Vassouras/ RJ, Brasil. .

Luís Felipe Coutrin de Toledo, Universidade de Vassouras

Docente do Departamento de Endodontia do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade de Vassouras, Vassouras/ RJ, Brasil. 

Rodrigo Simões Oliveira, Universidade de Vassouras

Docente do Departamento de Dentística do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade de Vassouras, Vassouras/ RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-11-23