O uso do hipoclorito de sódio (NaOCl) como solução irrigadora para o tratamento endodôntico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v12i2.3003

Resumo

A utilização de uma substância irrigadora no processo do tratamento endodôntico é de extrema importância, afinal, para que ocorra a eficácia do tratamento é necessária a eliminação de qualquer produto, bactéria ou toxina existente no interior dos canais, sendo feita de maneira mais profunda. Portanto, para que uma solução irrigadora seja identificada como ideal, ela deve também, conter outras propriedades necessárias, como o poder de dissolução tecidual, atividade lubrificante, viscosidade, baixa tensão superficial, eliminação de lipopolissacarídeos e biocompatibilidade com os tecidos perirradiculares. Diante disso, o hipoclorito de sódio vem sendo a solução irrigadora mais utilizada e indicada, por conta da sua forte ação antimicrobiana e sua dissolução de tecido orgânico. Assim, o principal objetivo deste trabalho é discutir sobre a ação do hipoclorito de sódio como solução irrigadora no tratamento endodôntico, levando em conta sua importância nesse processo e suas propriedades. O trabalho é de cunho bibliográfico, e foi construído através da busca em obras como artigos científicos, revistas on-line, periódicos e trabalhos acadêmicos.

Palavras-Chave: Solução irrigadora; Tratamento Endodôntico; Hipoclorito de Sódio. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otavio Macedo, Universidade de Vassouras

Discente de Curso de Graduação em Odontologia da Universidade de Vassouras. Vassouras/RJ, Brasil.

Joaquim Carlos Fest da Silveira, Universidade de Vassouras

Docente do Departamento de Endodontia do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade de Vassouras. Vassouras/RJ, Brasil.  

Luiz Felipe Gilson de Oliveira Rangel, Universidade de Vassouras

Docente do Departamento de Endodontia do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade de Vassouras, Vassouras/RJ, Brasil.

Catia Maria Santos Diogo Silva, Universidade de Vassouras

Docente do Departamento de Biologia do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade de Vassouras, Vassouras/RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-15