Educação em saúde para realização de terapia subcutânea em domicílio

Uma pesquisa-intervenção pautada na educação permanente em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v12i2.2988

Resumo

Introdução: Terapia subcutânea é via de administração de medicamentos de fácil execução e poucas complicações, muito utilizada em cuidados paliativos, considerada segura para manejo por leigos treinados por equipe especializada, favorecendo alta hospitalar e óbito em domicílio. Objetivo: Analisar processo educativo desenvolvido junto aos familiares de usuários em cuidados paliativos para manejo da terapia subcutânea (SC) em domicílio, em hospital de referência em oncologia. Método: Pesquisa qualitativa na abordagem pesquisa-intervenção. Cenário: setores de internação e assistência domiciliar do referido hospital. Participantes: Familiares de pacientes que estejam em terapia subcutânea no domicílio e enfermeiros dos setores de internação hospitalar e assistência domiciliar. Critério de inclusão – familiares: ter recebido treinamento para manejo de via subcutânea durante internação ou assistência domiciliar; – enfermeiros: experiência no hospital superior a um ano e terem recebido duas doses preconizadas da vacina contra COVID-19. Critérios de exclusão - familiares que tenham experiência profissional prévia para administração de medicamentos SC; - enfermeiros em cargos de chefia e que estejam de férias ou licença. Coleta de dados – familiares: entrevista semi-estruturada por video-chamada gravada no Google Meet; – enfermeiros: rodas de conversa filmadas, além do diário de pesquisa. Análise de dados através dos conceitos da Análise Institucional. Aspectos Éticos - conforme Resolução nº 466 de 13/06/2012 do Conselho Nacional de Saúde e Carta Circular nº 1/2021-CONEP/SECNS/MS. Resultados Esperados: Análise e aprimoramento do processo educativo para manejo da terapia subcutânea em domicílio, considerando a perspectiva dos envolvidos, proporcionando melhor assistência aos usuários. Espera-se produção de novos recursos didáticos, inclusive audiovisuais, para engrandecimento do processo, além de contribuições para o ensino e campo científico.

Palavras-chaves: Hipodermóclise; Cuidadores; Atenção Domiciliar; Cuidados Paliativos; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Balthazar de Lima, UFF/INCA

Mestranda no Programa de Mestrado Profissional de Ensino na Saúde – MPES - Universidade Federal Fluminense - UFF. Niterói, RJ, Brasil.

Ana Lucia Abrahão, Universidade Federal Fluminense, UFF

Profª. Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, UFF. Niterói, RJ, Brasil.

Magda de Souza Chagas, Universidade Federal Fluminense, UFF

Profª. Adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, UFF. Niterói, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-11-23