Doença Renal Crônica na formação do técnico em enfermagem: avaliação de uma intervenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v12i1.2856

Resumo

Dentre as doenças crônicas não transmissíveis, a doença renal crônica apresenta-se como importante problema de saúde pública. O estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de uma intervenção, por meio de um projeto de extensão, na produção de conhecimento sobre doença renal crônica na formação profissional de estudantes do curso técnico em enfermagem. Trata-se de um estudo transversal, analítico, descritivo-exploratório do tipo intervenção, com abordagem quantitativa, realizado em três escolas de curso técnico em enfermagem. A amostra contou com 97 estudantes e a coleta de dados ocorreu nos meses de março a setembro de 2018. O projeto foi desenvolvido em duas etapas, em que utilizou-se como metodologia aulas expositivas dialogadas sobre o tema em questão, com aplicação de teste com questões do tipo verdadeiro ou falso, antes e após a intervenção. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFU, parecer número 2.851.429. Observou-se que houve melhoria no conhecimento dos estudantes sobre o tema doença renal crônica, após a intervenção realizada, considerando o aumento de acertos das questões do teste, quando comparado o pré-teste com o pós-teste. A pesquisa permitiu observar o aumento do nível de conhecimento dos estudantes sobre doença renal crônica, revelando resultados positivos das ações extensionistas, reafirmando assim os benefícios produzidos pela  indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão na construção do conhecimento.

Palavras-chave: Insuficiência Renal Crônica; Educação Técnica em Enfermagem; Relações Comunidade-Instituição; Projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Lemos de Sousa Neto, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do Curso Técnico em Enfermagem. Escola Técnica de Saúde (ESTES). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

 

Tássia Alves da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Enfermagem. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Clesnan Mendes-Rodrigues , Universidade Federal de Uberlândia

Docente do Curso de Graduação em Enfermagem. Faculdade de Medicina (FAMED). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-06-22