Produção científica sobre saúde do trabalhador de enfermagem em tempos de pandemia: revisão integrativa de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v12i1.2752

Resumo

Introdução: A sociedade enfrenta, atualmente, a disseminação global de um determinado vírus identificado pela primeira vez na província chinesa de Wuhan. Foi declarado estado de pandemia devido à covid-19, causada pelo novo coronavírus. Materiais e métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, utilizando-se de fontes bibliográficas secundárias, por meio de levantamento em ambiente virtual. Foi utilizado para a busca nas bases de dados os descritores “saúde do trabalhador”, “covid-19”, “enfermagem”, combinados com operador booleano “and”. Resultados: a seleção foi composta por 16 artigos. No que se refere ao ano de publicação, constatou-se que, em sua totalidade (16), os artigos foram publicados no ano de 2020 mediante à síndrome gripal. Em sua maioria (4), os manuscritos foram publicados nos periódicos LILACS, MEDLINE e SciELO. Discussão: após análise textual e observação dos temas, emergiram 2 categorias levantadas a partir dos resultados encontrados, sendo: aspectos epidemiológicos relacionados à covid-19 e aspectos relacionados às condições de trabalho. Considerações finais: a partir da literatura selecionada pode-se perceber que dada a natureza recente da temática muitos estudos que contemplam o tema ainda estão sendo desenvolvidos e publicados. Espera-se que a produção científica sobre a saúde dos trabalhadores de enfermagem seja fomentada durante a pandemia, pois sua contribuição é tamanha para o desenvolvimento de estratégias de prevenção de doenças e gerenciamento das emoções, revelando-se importantes componentes do enfrentamento dos profissionais a situações delicadas como a pandemia do novo coronavírus.

Palavras-chave: Saúde dos Trabalhadores; Enfermagem; Infecções por Coronavírus; Atenção à Saúde do Trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Lima da Silva, Universidade Federal Fluminense

Docente, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva/Universidade Federal Fluminense/Niterói/Rio de Janeiro/Brasil.

Mariana Gomes, Universidade Federal Fluminense.

Discente, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/Universidade Federal Fluminense/Niterói/Rio de Janeiro/Brasil.

Fabiane Wendling Carlos, Universidade Federal Fluminense.

Discente, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/Universidade Federal Fluminense/Niterói/Rio de Janeiro/Brasil.

Larissa Abreu, Universidade Federal Fluminense.

Graduanda em enfermagem pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Atuou na função de monitora da disciplina de Fundamentos de Enfermagem vinculada ao Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração no ano de 2019. Além disso, integrou o projeto Espaço Aberto para Saúde UFF na qualidade de voluntária durante o ano de 2019. Atualmente é bolsista de pesquisa de apoio às atividades acadêmicas não presenciais - PROPPI e voluntária do Projeto de Ensino Saúde na Universidade (PENSU) onde exerce ações de planejamento.

Larissa Vieira Correa, Universidade Federal Fluminense.

Acadêmica de Enfermagem - UFF;Bolsista PIBIC/CNPq (2019-2020); Bolsista PIBIC/ UFF (2020); Diretora acadêmica da Liga Acadêmica de Sistemação da Assistência de Enfermagem e Processo de Enfermagem - LiSAEPE (2020) 

Downloads

Publicado

2021-06-22