A violência contra o idoso e a assistência da enfermagem na identificação e prevenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v12i2.2710

Resumo

Com o aumento da expectativa de vida, um problema social complexo vem emergindo, a violência contra o idoso. Os profissionais de enfermagem estão em contato diário com a população idosa, sendo estes responsáveis na intervenção dos casos de violência. O objetivo deste estudo é analisar a atuação do enfermeiro (a) na identificação e na prevenção da violência contra pessoa idosa. E apresentar os programas de atenção à saúde e as políticas públicas que envolvem a proteção do idoso. Trata-se de um estudo de revisão da literatura, no qual utilizou-se para o levantamento bibliográfico, a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e as seguintes bases de dados: SCIELO, LILACS e BDENF, os descritores foram: maus-tratos ao idoso e enfermagem. Foram selecionados e utilizados no estudo 17 artigos. Através da análise dos dados, observou-se que os idosos violentados, em sua maioria, tem o seguinte perfil: gênero feminino, estado civil: casadas, sendo algum membro familiar o principal agressor. Através da assistência da enfermagem, pode-se: identificar as agressões, realizar o acolhimento à vítima e notificar. No entanto o enfermeiro (a) encontra dificuldades para realizar as notificações. Conclui-se que a enfermagem tem um papel fundamental na proteção ao idoso. Fazendo-se necessária a capacitação constante dos profissionais, para que tenham conhecimento de como proceder frente a esses casos. Muitos protocolos e leis não são seguidos, por isso há necessidade de um controle mais rigoroso das notificações e denúncias, além da necessidade de investimentos na criação de vigilâncias e programas de assistência ao idoso.

Palavras-Chave: Enfermagem; Idoso; Violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia de Deus Nunes, Universidade de Vassouras

Acadêmica do Curso de Enfermagem. Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Sebastião Jorge da Cunha Gonçalves, Universidade de Vassouras

Mestre em Psicologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Alessandra da Silva Souza, Universidade de Vassouras

Mestre em Enfermagem pela Universidade de Vassouras. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Jannaina Sther Leite Godinho Silva, Universidade de Vassouras

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Adiel Queiroz Ricci, Universidade de Vassouras

Mestre em Estudo de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Carolina de Lourdes Julião Vieira, Universidade de Vassouras

Doutora em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-07-15