Vínculo de familiares de recém-nascidos internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v12i2.2703

Resumo

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal é um espaço em que o princípio entre a vida e a morte é sucinto. As informações do melhoramento do bebê são dadas diariamente, em que se evita fazer estimativas para além daquele dia. Para que a mãe possa dar apoio psíquico ao seu bebê, a equipe da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal precisa coibir seus próprios medos e lutos, uma vez que vive com o bebê internado em uma vigorosa relação de cuidado, dessa maneira, o zelo com a mãe será mantido. A pesquisa foi realizada usando as bases de dados “Scientific Eletonic Library Online (SCIELO)”, “LILACS”, “BDENF” e “MEDLINE” no período de setembro a dezembro de 2020. O objetivo desse estudo é identificar o vínculo dos familiares de recém-nascidos submetidas à internação nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva, realizada através de uma revisão integrativa de literatura. Foi observado durante a análise dos artigos para estudo, que os familiares são as pessoas que mais se submetem a sentimentos de impotência, por não conseguirem fazer nada para ajudar o filho quando o mesmo se encontra em uma situação de risco, e tristeza, por não poderem levar seu filho para a casa após o seu nascimento. Destacou-se durante esse estudo, a importância em incluir a equipe de saúde da UTIN para prestar os cuidados necessários aos recém-nascidos baseando-se nos protocolos e rotinas assistencias, e também, prestando o devido zelo aos familiares que tanto sofrem de aflição e ansiedade, ao ver seu filho internado.

Palavras-Chave: Enfermagem; UTI Neonatal; Profissão; Vínculo de Familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lethícia Oliveira de Souza, Universidade de Vassouras

Acadêmica do Curso de Enfermagem, Universidade de Vassouras. RJ, Brasil.

Jannaína Sther Leite Godinho Silva, Universidade de Vassouras

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras. RJ, Brasil.

Adiel Queiroz Ricci, Universidade de Vassouras

Doutorando em Estudos de Linguagem pelo Programa de Estudos de Linguagem da UFF. Mestre em Estudos de Linguagem pelo Programa de Estudos de Linguagem da UFF. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Alessandra da Silva Souza, Universidade de Vassouras

Mestre. Especialista em Neonatalogia. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras. RJ, Brasil.

Eliara Adelino da Silva, Universidade de Vassouras

Mestre. Terapeuta Holística. Mestre em Ciências da Saúde e Meio Ambiente. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras. RJ, Brasil.

Geisa Sereno Velloso da Silva, Universidade de Vassouras

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras. RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-07-15