Os desafios dos enfermeiros para realização do Pré-Natal na Estratégia de Saúde da Família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v12i2.2677

Resumo

O presente estudo tem como objetivos identificar e analisar as dificuldades que os enfermeiros enfrentam para realizar uma assistência de enfermagem no pré-natal nas Estratégias de Saúde da Família e identificar quais as estratégias utilizadas nas Estratégias da Família para o pré-natal. Metodologia: Trata-se de uma revisão da literatura, de caráter descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. Através da revisão de literatura possibilita colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito ou dito sobre determinado assunto. O método deste estudo é o qualitativo, responde questões muito particulares, seu foco é de caráter subjetivo do objetivo analisado, trabalha aspectos da realidade que não são quantificados, busca compreensão das relações sociais. Resultados: Os desafios identificados nas pesquisas enfrentadas pelos enfermeiros para realização do pré-natal foram: a deficiência do acolhimento das mulheres, as fragilidades na qualificação profissional da equipe, a precariedade de recursos relativos a área física, recursos humanos e materiais nas unidades de saúde, o desconhecimento da comunidade sobre as atribuições do exercício profissional e da consulta de enfermagem. A principais estratégias para realização do pré-natal foram:  busca ativa das gestantes, grupo de gestantes, acolhimento humanizado da gestante e família e atualização da equipe. Conclusão: É evidente a necessidade da capacitação profissional, a conscientização da comunidade sobre as atribuições e a realização da consulta de pré-natal feita pelo enfermeiro, para ampliação da adesão das gestantes ao pré-natal, e que o mesmo seja satisfatório e de qualidade.

Palavras-chave: Enfermagem; Pré-Natal; Saúde da Mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitória da Silva Gomes de Melo, Universidade de Vassouras

Acadêmica do Curso de Enfermagem, Universidade de Vassouras. RJ. Brasil.

Elisângela do Nascimento Fernandes Gomes , Universidade de Vassouras

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Vassouras. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras. RJ. Brasil.

Eliara Adelino da Silva , Universidade de Vassouras

Mestre em Ciências da Saúde e Meio Ambiente. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras. RJ. Brasil.

Lília Marques Simões Rodrigues , Universidade de Vassouras

Coordenadora do Curso de Enfermagem. Docente Titular da Universidade de Vassouras. Mestre em Enfermagem pela EEAAC-UFF. MBA Administração Hospitalar pela USS. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela USS. Habilitada em Médico Cirúrgica pela USS. Graduada em Enfermagem pela USS. RJ.

Geisa Sereno Velloso da Silva , Universidade de Vassouras

Mestre em Enfermagem pela UFRJ. Docente do Curso de Enfermagem, Universidade de Vassouras. RJ. Brasil.

Cátia Maria Santos Diogo da Silva , Universidade de Vassouras

Doutora. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-07-15