A criança portadora de diabetes tipo 1: Implicações para enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v12i2.2669

Resumo

O presente estudo tem como objetivo avaliar, por meio de pesquisa a trabalhos já publicados, como se dá a participação do profissional da enfermagem no tratamento de diabetes tipo 1 em crianças. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, exploratória, que busca, por meio de revisão bibliográfica, familiaridade com o problema. A coleta de dados ocorreu por meio de plataformas, biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn) em língua portuguesa, além da Sociedade Brasileira de Diabetes do ano 2019 e o livro Wong Fundamentos da Enfermagem Pediátrica do ano 2014 como auxiliar, no período correspondente ao mês de março a outubro de 2020. Ao analisar os estudos pode-se observar que é relevante o conhecimento do profissional de saúde sobre o tema diabetes, para realizar assistência e orientação referente à doença, que necessita de cuidados especiais na rotina de forma vitalícia. Concluiu-se que é possível minimizar a dor e ansiedade referente à patologia, orientando o familiar do portador da doença ou a própria criança, que há métodos de aderir aos cuidados de formas mais dinâmicas, tais como orientações aos cuidadores sobre alimentação saudável, prática de exercício físico, auto aplicação de insulina e o rodízio de aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thamires da Rosa Machado, Universidade de Vassouras

Discente de Enfermagem, Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil.

Alessandra da Silva Souza, Universidade de Vassouras

Enfermeira Mestre em Enfermagem pela Universidade de Vassouras. Professora Adjunta da Universidade de Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil.

Jannaina Sther Leite Godinho Silva, Universidade de Vassouras

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta da Universidade de Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil.

Eliara Adelino da Silva, Universidade de Vassouras

Enfermeira Mestre em Enfermagem pela Unifoa. Professora Adjunta da Universidade de Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil.

Geisa Sereno Velloso Silva, Universidade de Vassouras

Enfermeira Mestre em Enfermagem pela UFRJ. Professora Adjunta da Universidade de Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil.

Adiel Queiroz Ricci, Universidade de Vassouras

Doutorando em Estudos de Linguagem pelo programa de Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense, Professor Assistente da Universidade de Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-14