Cirurgia segura com demarcação de lateralidade: Conhecer para prevenir erros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v12i2.2667

Resumo

Para minimizar os erros de cirurgia realizada em local errado, é exigida a demarcação do sítio cirúrgico. No Brasil os eventos adversos sucedidos de cirurgia em local errado sofrem com a subnotificação, enquanto em outros países há relatos de cirurgias em locais errados, como órgãos vitais ou remoção de órgãos sadios. Objetiva-se identificar produções que abordem as melhores práticas de demarcação de lateralidade e que colaborem para a prevenção do erro de lateralidade em cirurgias. Revisão integrativa de literatura, realizada entre dezembro de 2019 a março de 2020, como questão norteadora utilizou-se "Quais estão sendo as orientações para a demarcação correta e segura do sítio cirúrgico”, foram selecionados 9 artigos, onde coletou-se os dados por meio do instrumento validado por Ursi. Notou-se, que as orientações para a demarcação adequada do sitio cirúrgico se baseiam nos protocolos dos orgãos mais conhecidos, onde os estabelecimentos de saúde adaptam os para a realidade local. As medidas orientadas para a demarcação de lateralidade vão desde a decisão do procedimento cirúrgico, até minutos antes de acontecer a incisão, evidenciando que, uma vez que as etapas e medidas de barreiras de erros sejam tomadas diminuem-se as chances de erros ocorrerem. Além da função assistencialista, a enfermagem também se faz presente e importante no gerenciamento e coordenação da assistência ao paciente cirúrgico, assim como no desenvolvimento e implementação de ferramentas que irão assegurar a segurança do paciente. A presente revisão encontrou limitações de pesquisas e materiais devido esta temática ser pouco publicada.

Palavras chaves: Enfermagem; Procedimentos Cirúrgicos Operatórios; Segurança do Paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Viana Alves, Universidade de Vassouras

Graduanda de Enfermagem , Universidade de Vassouras, Vassouras,  RJ / Brasil.

Mônica de Almeida Carreiro, Universidade de Vassouras

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Professora do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Thiago Augusto Soares Monteiro Silva, Universidade de Vassouras

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem, Professor do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Denize Duarte Celento, Universidade de Vassouras

Administradora. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde, Professora do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Margarida Maria Donato Santos, Universidade de Vassouras

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Professora do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Marilei de Melo Tavares , Universidade de Vassouras

Psicóloga. Pós-Doutora pela UERJ. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras. Vassouras, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-07-15