A influência do tipo de parto no desmame precoce

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v12i2.2655

Resumo

Objetivo: Analisar a relação do tipo de parto e sua influência sobre o desmame precoce. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de cunho bibliográfico e abordagem quanti-qualitativa, tendo como fontes de pesquisa as seguintes bases de dados: LILACS e BDENF. Resultados: A partir da busca nas bases de dados foi possível identificar três categorias: O Aleitamento Materno Exclusivo (AME); leis e políticas públicas que amparam o aleitamento materno no Brasil e por último, a influência do tipo de parto sobre o desmame precoce. Discussão: O leite materno é considerado o alimento ideal para a saúde, o desenvolvimento e crescimento do bebê, além do fortalecimento de seu vínculo afetivo com a mãe, fornecendo proteção, nutrição e vantagens imunológicas à criança, contribuindo para a redução da morbimortalidade infantil. Por isso, leis e políticas públicas foram delimitadas para que esse processo pudesse ser fortalecido. No entanto, a taxa de desmame precoce no país ainda se encontra alta.  Conclusão: O desmame precoce sofre forte influência por conta do tipo de parto, em especial a cesárea, que reduz pela metade a prevalência da amamentação na primeira hora de vida por conta do efeito da anestesia e dos cuidados no pós-operatório, aumentando o tempo de contato entre mãe e filho.

Palavras-chave: Desmame Precoce; Aleitamento Materno; Aleitamento Materno Exclusivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Carolina Lomelino Lemos Medeiros, Universidade de Vassouras

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Geisa Sereno Velloso Silva, Universidade de Vassouras

Mestre em Enfermagem pela UFRJ, Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Elisângela Nascimento Fernandes Gomes, Universidade de Vassouras

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Vassouras, Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Jannaina Sther Leite Godinho Silva, Universidade de Vassouras

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense, Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras. Vassouras, RJ, Brasil.

Alessandra da Silva Souza, Universidade de Vassouras

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Vassouras, Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Eliara Adelino Silva, Universidade de Vassouras

Mestre em Ciências da Saúde e Meio Ambiente, Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-07-15