A responsabilização do Programa de Segurança do Paciente: um novo olhar pela equipe de Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v12i1.2583

Resumo

A Segurança do Paciente hoje é considerada um dos atributos de qualidade e visa prover um cuidado seguro e efetivo aos usuários dos serviços de saúde, prevê a cultura de segurança do paciente que pode ser entendida como produto de valores, atitudes, percepções e competências coletivas e individuais, que substituem a culpa e a punição pela oportunidade de aprender, algo que vem tentando ser implementado nas instituições. Desta forma, este presente estudo tem como objetivo reavaliar a cultura de responsabilização em ambiente hospitalar visando traçar uma correlação entre “erros” e “riscos”.  Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de caráter exploratório realizada com a participação de 08 enfermeiros em dois momentos distintos: inicialmente em um Hospital Geral de Ensino do Interior do Estado do RJ e posteriormente por meio de uma ferramenta de videoconferência. A Coleta de dados foi realizada pela técnica de entrevista em grupo focal. Após a análise da fala dos participantes pode-se concluir que a segurança do paciente ainda é um campo pouco conhecido pelos profissionais desta referida instituição e que mesmo que haja um clima favorável a implementação da cultura de segurança do paciente, os profissionais ainda manifestam o medo de errar, pôde-se perceber também que o Núcleo de Segurança do Paciente ainda não é visto como uma  instância de gestão, portanto sugerimos mediante a explanação dos enfermeiros que o NSP busque a revisão em suas atribuições e atividade de gestão, por fim ressaltamos que o estudo em segurança do paciente não se esgota nesse momento.

Palavras-chaves: Segurança do Paciente; Cultura de Segurança do Paciente; Qualidade da Assistência; Cultura de Responsabilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Barboza Arantes , Universidade de Vassouras

Acadêmica do Curso de Enfermagem, Universidade de Vassouras. RJ, Brasil. 

Daniele Viana Alves, Universidade de Vassouras

Acadêmica do Curso de Enfermagem, Universidade de Vassouras. RJ, Brasil. 

Alana Amancio Consentino, Universidade de Vassouras

Acadêmica do Curso de Enfermagem, Universidade de Vassouras. RJ, Brasil. 

Denize Duarte Celento, Universidade de Vassouras

Administradora de Empresas. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras. RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-06-22