A formação ética por meio de cursos de especialização em bioética no Brasil.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v11i1.2264

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a formação ética de profissionais em cursos de especialização em bioética oferecidos no Brasil. Realizou-se entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores de sete cursos e os resultados encontrados foram submetidos à análise qualitativa pela Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Os seguintes aspectos foram abordados: qual o perfil dos profissionais que procuram os cursos; como a bioética pode contribuir para a aproximação entre teoria e prática; a necessidade e importância de um curso de especialização em bioética para a formação profissional e qual o domínio de conhecimento mínimo necessário para se tornar um bioeticista. Os resultados indicam que os cursos têm em comum o objetivo de proporcionar uma visão integradora da bioética, socialmente comprometida e criticamente fundamentada, com o intuito de despertar o interesse dos profissionais para a reflexão e o debate de problemas bioéticos. Nesse sentido, a oferta de cursos de especialização em bioética deve ser entendida como parte de um processo de aprimoramento da atuação profissional a partir da dimensão ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Maluf, Centro Universitário Euroamericano – UNIEURO

Docente do curso de Odontologia do Centro Universitário Euroamericano – UNIEURO, Brasília – DF, Brasil

Downloads

Publicado

2020-06-16