Cuidados paliativos oncológicos: acesso venoso central de inserção periférica sob a perspectiva da educação continuada .

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v11i1.2160

Resumo

O cuidado paliativo caracteriza-se pela busca da qualidade de vida. Dentre vários aspectos a serem abordados nesse tipo de paciente, a administração de medicamentos é importante para o manejo de sintomas tanto quanto a via administração. Os pacientes em cuidados paliativos oncológicos, via de regra, apresentam características muito peculiares e necessitam de um acesso venoso confiável e eficaz para a atuação em momentos críticos. Objetivos: Conhecer a viabilidade do PICC em cuidados paliativos oncológicos tendo como perspectiva  a educação continuada na equipe de enfermagem. Metodologia: Estudo  em duas fases, a primeira será um estudo de caso que é um método qualitativo e exploratório, e o segundo, a construção de um plano de educação continuada para equipe de enfermagem . O cenário de escolha é o Instituto Nacional de Câncer, unidade IV, que presta cuidados paliativos oncológicos. Os paciente serão puncionados com o PICC, acompanhados através de um diário de campo e  de um questionário semi estruturado . Segunda fase,  será um plano de educação continuada para a equipe de enfermagem do INCA IV, será abordado, através de dois encontros, a temática com aulas utilizando metodologias ativas e expositivas sobre:  a anatomia, inserção do PICC, cuidados de enfermagem específicos para essa técnica. Resultados esperados: avaliar o impacto na qualidade de vida do paciente em cuidado paliativo oncológicos submetido ao PICC e produzir uma melhor interação da equipe de enfermagem, dos diversos setores do INCA VI, através da educação continuada

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Barcellos Santiago, Instituto Nacional de cancer e UFF

Mestranda do programa de Mestrado Profissional em Ensino na saúde / MPES, Universidade Federal Fluminense,  RJ , Brasil

 

Ana Lúcia Abrahão, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Pós Doutora em Enfermagem, Professora titular UFF, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niteroi, RJ,  Brasil.

Downloads

Publicado

2020-06-16