O uso do brinquedo terapêutico no Processo de Vacinação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v10i1.1629

Resumo

Resumo

O presente estudo tem como objetivo descrever o uso do Brinquedo Terapêutico no preparo de pré-escolares no processo de vacinação. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, aprovada pelo Comitê de ética em Pesquisa (CEP) da Universidade de Vassouras (UV) sob o número 2.904.498. O cenário escolhido foi às salas de vacina de duas Unidades Básica de Saúde localizada no município de Vassouras/RJ. A coleta de dados ocorreu através da sessão de brinquedo terapêutico e do registro dos dados em um roteiro de observação e um diário de campo, no período correspondente ao mês de julho a setembro do ano 2018. Os comportamentos de cooperação e aceitação foram mais freqüentes no grupo experimental, enquanto os de menor aceitação e agressão foram observados no grupo controle. Conclui-se que a inserção do Brinquedo Terapêutico na rotina da atenção básica mostra-se uma proposta eficaz na busca de uma humanização assistencial nos serviços de atenção primária uma vez que possibilita uma melhor preparação da criança frente aos procedimentos dolorosos amenizando o medo e a ansiedade desenvolvidos na criança

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Mendes Lima Juliani, Universidade de Vassouras

Acadêmico do Curso de Enfermagem, Universidade de Vassouras, RJ.

Alessandra da Silva Souza, Universidade de Vassouras

Mestre. Professor do Curso de Enfermagem, Universidade de Vassouras, RJ.

Referências

Santos LMCN, Borba RIH, Sabatés AL. A importância do preparo da criança pré-escolar para a injeção intramuscular com uso do brinquedo. Acta Paul Enf, 2000 maio/ago.; 13(2).

Wong DL. Enfermagem pediátrica: elementos essenciais à intervenção efetiva.5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

Cintra SMP, Silva CV, Ribeiro, C. A. O ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico nos cursos de Graduação em Enfermagem no Estado de São Paulo. Ver BrasEnferm 2006 jul-ago;59 (4): 497-501.

Ribeiro PJ, Sabatés AL, Ribeiro CA. Utilização do brinquedo terapêutico, como um instrumento de intervenção de Enfermagem, no preparo de crianças submetidas à coleta de sangue. Revescenferm USP, 2001 Dec.; 35(4).

Pontes JED et al. Therapeutic play: preparing the child for the vaccine. Einstein (São Paulo), 2015;13(2):238-42.

COFEN. Resolução nº 546, de 09 de maio de 2017. Dispõe sobre a utilização de técnica de brinquedo terapêutico pela Enfermagem. 2017.

Bardin L. Análise de Conteúdo. Lisboa. Edições 70. 2016.

Monroe RA. Promoção da saúde do pré-escolar. In: Hockenberry MJ, Wilson D, Winkelstein ML, editores. Wong fundamentos de enfermagem pediátrica. 8a ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2011. p. 449-64.

Martins MR, Ribeiro CA, Borba RIH, Silva CV. Protocolo de preparo da criança pré-escolar para punção venosa, com utilização do brinquedo terapêutico. Rev Latino-am Enfermagem. 2001 março; 9(2): 76-85.

Carvalho RL, Souza AS. A utilização do Brinquedo Terapêutico pelo Enfermeiro em Crianças Hospitalizadas. Re Pró-Universus Suplemento, 2014; 5(3).

Arquivos adicionais

Publicado

2019-06-29