Desenvolvimento de um Sistema Eletrônico para o Acompanhamento de Indicador de Segurança do Paciente

Autores

  • Gabriel Silva de Oliveira Universidade Veiga de Almeida
  • Gabriella Silva Sant’Anna Universidade Veiga de Almeida
  • Silvio Cesar da Conceição Universidade Veiga de Almeida

Palavras-chave:

Indicadores de Saúde, Segurança do Paciente, Sistema de Informação em Saúde

Resumo

Trata-se de um relato de estudo de desenvolvimento de um sistema de documentação eletrônica de enfermagem. Através do uso de um sistema eletrônico podemos monitorar, avaliar e melhorar o uso dos indicadores de segurança para assim poder medir a performance da assistência de saúde e seus resultados. Metodologia: o instrumento eletrônico foi constituído por seis formulários no software Epi Info 7 do Centers for Disease Control na Prevention (CDC). As informações usadas no estudo se basearam em revisão sistemática por pesquisadores brasileiros. Desenvolvido em seis ambientes para a coleta de dados e um para análise e acompanhamentos dos indicadores (Gineco-obstetrícia, prevenção e controle de infecção, clínicos, unidades de terapia intensiva, anestesia e cirurgia e medicamentos). Resultado: foi o desenvolvimento do sistema eletrônico que permite a inserção de dados coletados da assistência e através de fórmulas específicas do próprio sistema a visualização dos resultados, gráficos e informações no ambiente de análise desses indicadores, para um aprofundamento no estudo de uma determinada área. A finalidade deste estudo é implementar o sistema eletrônico e capacitar os profissionais para o uso da ferramenta na prática hospitalar, assim tornando necessário o desenvolvimento de estudos futuros para o acompanhamento da implementação e a utilização do sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Silva de Oliveira, Universidade Veiga de Almeida

Aluno filiado da Universidade Veiga de Almeida, Tijuca. Rio de Janeiro-Capital, Brasil.

Gabriella Silva Sant’Anna, Universidade Veiga de Almeida

Aluno filiado da Universidade Veiga de Almeida, Tijuca. Rio de Janeiro-Capital, Brasil.

Silvio Cesar da Conceição, Universidade Veiga de Almeida

Professor filiado da Universidade Veiga de Almeida, Tijuca. Rio de Janeiro-Capital, Brasil.

Referências

Boushon B, Nielsen G, Quigley P, Rutherford P, Taylor J, Shannon D, Rita S. How-to Guide: Reducing Patient Injuries from Falls. Cambridge, MA: Institute for Healthcare Improvement; 2012. Available at www.IHI.org. Acesso em: 23 maio. 2018.

Urbanetto JS, Gerhardt LM. Estratégias para a segurança do paciente: manual para profissionais da saúde / Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013.

Shekelle PG, Peter J, Pronovost PJ, Wachter RM, McDonald KM, Schoelles K, Dy SM, ... & Bates DW. The top patient safety strategies that can be encouraged for adoption now. Annals of Internal Medicine, 2013_Part_2;158(5)365-368.

Mainz J. Defining and classifying clinical indicators for quality improvement. International Journal for Quality in Health Care 2003; Volume 15, Number 6: pp. 523–530.

Peres HHC, Lima AFC, Cruz DALM, Gaidzinski RR, Oliveira NB, Ortiz DCF, Mendes e Trindade M, Tsukamoto R. Avaliação de sistema eletrônico para documentação clínica de enfermagem. Acta Paul Enferm. 2012;25(4):543-8

Polit DF, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem-3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

Gouvêa CSD, Travassos C. Indicadores de segurança do paciente para hospitais de pacientes agudos: revisão sistemática. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 26(6):1061-1078, jun, 2010.

Downloads

Publicado

2018-06-04