A utilização da ferramenta de notificação de ocorrência como parâmetro avaliativo das metas internacionais de segurança do paciente

Autores

  • Raphael Rodrigues da Silva Unidade Santa Cruz/Grupo CEMERU SAÚDE/Coordenador do SEP/Rio de Janeiro/RJ/Brasil.
  • Débora Crys de Souza Magalhães Unidade Santa Cruz/Grupo CEMERU SAÚDE/Coordenadora da Qualidade/Rio de Janeiro/RJ/Brasil

Palavras-chave:

Gestão da qualidade, Gestão de Risco, Metas Internacionais de Segurança, Segurança do Paciente

Resumo

No ambiente hospitalar, o paciente está suscetível e exposto a muitos riscos e com isso temos a necessidade de criar medidas e barreiras para prevenção e mitigação de eventos indesejados assim como prestar uma assistência segura. De acordo com a RDC nº 36/2013 é obrigatório que todas as instituições de saúde tenham um núcleo de segurança do paciente com ações focadas em análise de eventos, disseminação da cultura de segurança do paciente e gestão de risco. Ainda que seja uma obrigatoriedade nem todos os hospitais do Brasil tem o núcleo de segurança do paciente, de acordo com a ANVISA existem hoje no Brasil 5.530 hospitais e desde 2014 até março de 2017 foram implantados um total de 2.543 (dois mil trezentos e trinta e três) Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) existentes no país. Nesse período verificou-se um crescimento expressivo do número de núcleos implantados, representando um aumento no número de notificações de eventos adversos de 103.285(cento e três mil e duzentos e oitenta e cinco).

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Biografia do Autor

Raphael Rodrigues da Silva, Unidade Santa Cruz/Grupo CEMERU SAÚDE/Coordenador do SEP/Rio de Janeiro/RJ/Brasil.

Unidade Santa Cruz/Grupo CEMERU SAÚDE/Coordenador do SEP/Rio de Janeiro/RJ/Brasil.

Débora Crys de Souza Magalhães, Unidade Santa Cruz/Grupo CEMERU SAÚDE/Coordenadora da Qualidade/Rio de Janeiro/RJ/Brasil

Unidade Santa Cruz/Grupo CEMERU SAÚDE/Coordenadora da Qualidade/Rio de Janeiro/RJ/Brasil

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Publicado

2018-06-04