Intervenções de Enfermagem para Clientes em Radioterapia – Revisão Integrativa

Autores

  • Silvio Cesar da Conceição Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO
  • Danielle Soares Gonzaga Universidade Veiga de Almeida, UVA.

Palavras-chave:

Enfermagem/radioterapia, Radioterapia

Resumo

Introdução: A radioterapia é um tratamento usado no combate às células neoplásicas e consiste na irradiação da área afetada com radiação ionizante. A equipe de enfermagem é atuante durante todas as etapas do tratamento radioterápico. Portanto, identificar as intervenções de enfermagem mais prevalentes torna-se um objeto de estudo relevante para a área oncológica. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, onde foram exploradas as principais bases de evidências científicas nos idiomas português, inglês e espanhol. A busca dos estudos foi realizada por dois revisores entre os meses de maio e julho de 2016 utilizando associação de descritores em saúde. As bases escolhidas foram BDENF, LILACS e MEDLINE e 32 artigos foram selecionados para a leitura do texto completo e destes, somente 10 responderam a proposta e incluídos no estudo. Resultados: Os diagnósticos e as intervenções de enfermagem mais prevalentes foram organizados segundo os Padrões Funcionais de Saúde de Marjory Gordon. Os mais evidenciados relacionam-se à nutrição, promoção do autocuidado, autoestima e integridade da pele, sendo a maioria das intervenções focadas nessas necessidades. Discussão: Não identificamos propostas de sistematização dos cuidados na população estudada. Observamos redução de eventos adversos ocasionados pela terapêutica quando há intervenção da equipe de enfermagem, assegurando assim, a proteção do profissional e do cliente. A falta da execução e registro do Processo de Enfermagem dificulta a sistematização dos dados e consequentemente o cuidado prestado. Considerações Finais: O número de trabalhos detectado é incipiente e mostrou a necessidade de estudos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Cesar da Conceição, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO

Mestre em Saúde e Tecnologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.

Danielle Soares Gonzaga, Universidade Veiga de Almeida, UVA.

Acadêmica do sétimo período de Graduação em Enfermagem. Universidade Veiga de Almeida, UVA. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.

Referências

Lopes MC. Um século de terapia com radiação. Gazeta de Física: Sociedade Portuguesa de Física. 2007(número especial); 30(1): 14-29.

Umm EMF, Leite MT, Maschio G. Vivências de uma equipe de enfermagem no cuidado a pacientes com câncer. Cogitare enferm. 2008;1(1):75-82.

Araújo CRG, Rosas AMMTF. A Consulta de Enfermagem para Clientes e Seus Cuidadores no Setor de Radioterapia de Hospital Universitário. Rev. enferm. UERJ. 2008 jul/set; 16(3):364-9.

Oliveira ACF. A Enfermagem em Radioiodoterapia: um enfoque nas necessidades de ajuda aos clientes/ Alcinéa Cristina Ferreira de Oliveira. UFRJ/EEAN. 2007:02-20.

Dodd MJ et al. A randomized controlled trial of home-based exercise for cancer-related fatigue in women during and after chemotherapy with or without radiation therapy. Cancer Nurs.2010 Jul-Aug;33(4):245-57.

Zillmer JGV et al. Caracterização dos clientes em tratamento radioterápico em um serviço no sul do Brasil.Revista de Enfermagem da UFSM, [S.l.] 2013 out.;3(2):315-25, out. 2013.

Andrade KBS et al. Consulta de enfermagem: avaliação da adesão ao autocuidado dos pacientes submetidos à radioterapia. Rev enferm UERJ. 2014 set/out; 22(5):622-8.

Cruz EP et al. Food restrictions of patients who are undergoing treatment for oral and oropharyngeal cancer. European Journal Of Oncology Nursing, Oxford. 2012 Jul;16(3):253-7.

Ferreira NMLA. Integridade Cutâneo-Mucosa: Implicações Para A Família No Cuidado Domiciliário Ao Doente Com Câncer. Rev. enferm. UERJ. 2009 abr/jun; 17(2):246-51.

Gallasch C, Alexandre N, Esteves S. Propriedades psicométricas do questionário de avaliação de desempenho no trabalho em trabalhadores submetidos à radioterapia. Revista Enfermagem UERJ. 2016 fev; 23(6):817-24.

Mcquestion M, Fitch M, Howell D. The changed meaning of food: Physical, social and emotional loss for patients having received radiation treatment for head and neck cancer. Eur J Oncol Nurs.2011 Apr;15(2):145-51.

Dhruva A, Dodd M, Paul SM, et al. Trajectories of Fatigue in Patients with Breast Cancer Before, During, and After Radiation Therapy.Cancer nursing. 2010;33(3):201-12.

Downloads

Publicado

2018-06-04