Competências e saberes do enfermeiro supervisor de estágio de Gestão em saúde pública no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Rachele Breder dos Santos Rebello Universidade Federal Fluminense UFF
  • Geilsa Soraia Valente Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Educação Baseada em Competência, Educação Permanente, Gerência em Saúde, Preceptoria, Unidade Básica de Saúde

Resumo

Trata-se de um projeto de dissertação em andamento no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal Fluminense. Objetivos: Identificar os saberes e as competências do enfermeiro supervisor de estágio de Gerência em saúde pública no processo de ensino- aprendizagem na articulação dos acadêmicos com os atores envolvidos na atenção básica de Saúde; descrever as estratégias educacionais que são realizadas pelo enfermeiro supervisor de estágio de Gerência em saúde pública mediante a inserção dos acadêmicos com os atores envolvidos na atenção básica de saúde; analisar as estratégias educacionais realizadas pelo enfermeiro supervisor de estágio de Gerência para efetivar o processo ensino-aprendizagem dos acadêmicos em Atenção Básica de Saúde. Método: pesquisa qualitativa, exploratória cujo cenário será uma Faculdade de Enfermagem privada. Tendo os enfermeiros supervisores de estágio e acadêmicos de enfermagem como participantes da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rachele Breder dos Santos Rebello, Universidade Federal Fluminense UFF

Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense- UFF. Integrante do grupo de pesquisa NUPEST/UFF.

Geilsa Soraia Valente, Universidade Federal Fluminense

Pós-Doc. Professora Titular da Universidade Federal Fluminense- UFF/Niterói/RJ/Brasil.

Referências

Brasil. Portaria nº 198/GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Diário Oficial da União 2004; 14 fev.

Ferreira FC. Os saberes e competências do enfermeiro para a preceptoria de graduandos em unidade básica de saúde: implicações na sua formação permanente. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Universidade Federal Fluminense, 2014.

Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

Gil AC. Como Elaborar Projeto de Pesquisa. São Paulo: Ed Atlas, 2002.

Severino AJ. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

2018-06-04