TEA-Atendimento odontológico: relato de caso

Autores

  • Valdir Gustavo Gonçalves Kessamiguiemon
  • Kaiqui Dal Cool Oliveira
  • Sileno Corrêa Brum

Palavras-chave:

autismo, humanização, odontologia pediátrica

Resumo

O presente trabalho apresenta a necessidade/vantagens de um atendimento odontológico pediátrico humanizado a um paciente com o Transtorno de Espectro Autista (TEA),apesar de algumas dificuldades iniciais encontradas pelo profissional-acadêmico. Discorre sobre o TEA: história, conceitos e evolução sob o ponto de vista médico/odontológico. Apresenta a evolução do entendimento do TEA com as características da Tríade de Wing.Este estudo tem como principal objetivo demonstrar a importância da humanização no atendimento odontológico pediátrico. Por isso, tece algumas reflexões sobre humanização e apresenta um relato de casono atendimento a um paciente autista/criança, demostrando que, apesar de ser um conceito relativamente novo, a humanização deve ser algo inerente a todo ser humano que lida com o próximo, e fundamental na práxis do profissional de saúde. No caso específico relatado, a humanização propiciou uma melhor interação profissional-paciente, possibilitando a realização de procedimentos que a princípio poderiam ser classificados como complicados, os quais foram sendo realizados de maneira correta e satisfatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

França MTB. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): ampliando o entendimento. Jornal de Psicanálise; 45(82):191-207, [acesso em 11 de agosto de 2017]. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-58352012 000100014>.
Dental Cremer. Considerações sobre Humanização em Saúde e Odontologia Humanizadahttp://blog.dentalcremer.com.br/consideracoes-sobre-humanizacao-em-saude-e-odontologia-humanizada/
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização - PNH. [acesso em 15 de setembro de 2017].Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf>.
Fonseca ALF et al. Análise qualitativa das percepções de cirurgiões dentistas envolvidos nos atendimentos de pacientes com necessidades especiais de serviços públicos municipais. Pacientes com necessidades especiais. RevBras Crescimento Desenvolvimento Hum. 2010; 20(2):208-216
Maciel MMA, Garcia Filho AP. Atendimento educacional específico. Autismo: uma abordagem tamanho família. Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas,2009,225p. [acesso em18 de setembro de 2017]. Disponível em <http://books.scielo.org/id/ rp6gk/pdf/diaz-9788523209285-21.pdf.>
Goldberg. K. Autismo: uma perspectiva histórica – evolutiva. Revista de Ciências Humanas. Revista de Ciências Humanas, 2012;6(6):181-196.
Santos AA, Fronza CAA fala de uma criança autista dos 10 aos 11 anos de idade. Revista Entrelinhas, 2011; 5(2):55-57.
Sousa PML, Santos IMSC. Caracterização da síndrome autista. Psicologia. com. pt. Portal dos Psicologos. Universidade de Coimbra, Portugal. Disponível em:< http://www. psicologia. pt/artigos/textos A, 259, 2005. [acesso em 22 de setembro de 2017]. Disponível em <http://www.psicologia. pt/artigos/textos/A0259.pdf>.
Autismo. Dicionário On line de português. Significado de autismo. [acesso em 20 de outubro de 2017]. Disponível em <https://www.dicio.com.br /humanizar/>.
Humanizar. Houaiss. A. Significado de humanizar. [acesso em 06 de agosto de 2017]. Disponível em <https://www.dicio.com.br/autismo/>.
Guimarães AB. Interações Sociais Envolvendo Crianças com Transtorno Do Espectro Do Autismo em Classes Comuns: o olhar de seus professores. Dissertação. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2017.
Canalli, CSE, et al. A humanização na Odontologia: uma reflexão sobre a prática educativa. Revista Brasileira de Odontologia. Rio de Janeiro, 2011; 68(1):44-8.
Moyses ST, Moyses SJ, Kriger L, et al. Humanizando a Educação em Odontologia. Revista Abeno. 2003, 3(1):58-64.
Quaresma HDV, Silva VG. Autismo Infantil: Concepções e Práticas Psicológicas. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. 2011; 14(4):85-90.
Corrêa M. Conto de uma Rainha Azul. Duque de Caxias, Rio de Janeiro: Sinergia, 2012. 72p.
Sant’anna LFC, Barbosa CCN, Brum SC. Atenção à saúde bucal do paciente autista. Revista Pró-UniverSUS. 2017 Jan./Jun.; 08 (1):67-74.

Downloads

Publicado

2017-12-01