Os desafios do acolhimento dos usuário de drogas na Estratégia Saúde da Família

Autores

  • Flávia Marques da Silva e Silva Universidade Federal Fluminense Fundação Municipal de Niterói
  • Ândrea Ândrea Cardoso de Souza Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Estratégia Saúde da Família, drogas ilícitas, acolhimento

Resumo

Estudo está relacionado aos desafios encontrados pelos profissionais de saúde em acolher e serem resolutivos aos usuários de drogas, com Objetivos de conhecer como se dá o acolhimento aos usuários de drogas na ESF num município do Rio de Janeiro e as estratégias utilizadas pela equipe no acolhimento dos usuários. Método: Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa que usará como referencial teórico as bases de dados da BDENF, BVS, os dados serão analisados sob a perspectiva na análise temática.  Critério de inclusão: integrante da equipe de Saúde da Família que atue diretamente no acolhimento, e o de exclusão, profissional da equipe que se encontre de férias ou licença durante o período da coleta de dados. A coleta de dados será realizada através de entrevista semi-estruturada com as seguintes questões norteadoras: a) Quais as dificuldades para acolher os usuários de drogas nesta unidade? b) Quais estratégias podem ser utilizadas para melhorar o acolhimento e desfecho desses usuários? Esta pesquisa atenderá aos princípios éticos, está em conformidade com a resolução 466/12 e será encaminhada ao Comitê de ética e Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense. Resultados esperados: favorecer a qualificação dos profissionais da saúde que atuam na ESF para melhor acolher e cuidar dos usuários de drogas e criar folders com estratégias de acolhimento e resolutividade dos casos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Marques da Silva e Silva, Universidade Federal Fluminense Fundação Municipal de Niterói

Enfermeira, Mestranda do Programa Mestrado Profissional de Ensino Na Saúde da Escola de Enfermagem da UFF. Niterói.

Ândrea Ândrea Cardoso de Souza, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira Doutora em Saúde Pública pela ENS/FIOCRUZ, Professora da Escola de Enfermagem da UFF.

Referências

MALBERGIER, André;CARDOSO, Luciana; AMARAL, Ricardo. Uso de substâncias na adolescência e problemas familiares. Cad. Saúde Pública, RJ 2012.

ECKSCHMIDT, Frederico; ANDRADE, Arthur Guerra de; OLIVEIRA, Lúcio Garcia de. Comparação do uso de drogas entre universitários brasileiros, norte-americanos e jovens da população geral brasileira. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 62, n. 3, p. 199-207, Sept. 2013.

Downloads

Publicado

2017-12-12