A práxis do enfermeiro preceptor em enfermagem obstétrica: um desafio cotidiano

Autores

  • Stephanea Marcelle Boaventura Soares UFF - Universidade Federal Fluminense
  • Helen Campos Ferreira

Palavras-chave:

Preceptoria, Enfermagem Obstétrica e Educação em Enfermagem,

Resumo

Introdução: No cenário da enfermagem obstétrica, a preceptoria instituída, refere-se aos profissionais do Sistema Único de Saúde que não são da academia, porém com importante papel na inserção e socialização do recém-graduado no ambiente de trabalho. Por esse motivo investiga-se como o enfermeiro preceptor de enfermagem obstétrica vivencia a práxis pedagógica, objetivando descrever e analisar essa práxis e seus desafios, para proposição de estratégias educacionais facilitadoras. Metodologia: Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva, transversal, que será desenvolvida em uma Maternidade Pública do município do Rio de Janeiro. Os participantes serão os preceptores de enfermagem obstétrica e os aspectos éticos serão respeitados conforme a Resolução 466/12. Resultados: O estado da arte apontou as tendências de atuação do preceptor: possibilita o aprendizado e o aperfeiçoamento dos profissionais, estimula a busca de atualização do conhecimento e do desenvolvimento de habilidades de escuta, flexibilidade, liderança, disponibilidade e pró-atividade e, compartilhar responsabilidades entre os serviços de saúde e a universidade. Discussão: O preceptor em enfermagem obstétrica atua como mediador entre a teoria e a prática no campo, cabendo a este sinalizar o perfil a ser desenvolvido pelos futuros especialistas. Considerações finais: Este estudo propõe contribuir para a enfermagem obstétrica, pois, admite-se que ao refletir acerca das práxis pedagógicas da preceptoria vivenciada pode trazer à tona as possibilidades e os desafios que os enfermeiros têm em seu cotidiano nos campos clínicos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stephanea Marcelle Boaventura Soares, UFF - Universidade Federal Fluminense

Enfermeira Obstétrica e Mestranda da Universidade Federal Fluminense

Helen Campos Ferreira

Professora do programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/MPES, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/EEAAC, Universidade Federal Fluminense/UFF, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Referências

- Portaria Nº 1.459, de 24 de junho de 2011. Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS - a Rede Cegonha. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2011a. Disponível em: < http://goo.gl/PkrXAJ>. Acesso em: 20 nov. 2016.

- Silva VC, Viana LO, Santos CRGC. Prática social e pedagógica do enfermeiro-preceptor: um estudo de caso. Online Brazilian Journal of Nursing, Niterói; v.13, n.1, p.102-112, 2014.

- Cassiano, ACM et al. Saúde materno-infantil no Brasil: evolução e programas desenvolvidos pelo Ministério da Saúde. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 65, n. 2, p. 227-244, abr./ jun. 2014.

- Brasil. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Ministério da Saúde e Ministério da Educação. Edital nº21, de 5 de setembro de 2012: Processo seletivo destinado à oferta de bolsas para o Programa Nacional de Residência em enfermagem obstétrica (PRONAENF). Diário Oficial da União, Brasília (DF), 2012 setembro 06; 174, Seção 3:136.

- Rodrigues, AMM. A preceptoria nos campos de prática na formação do enfermeiro em universidades de Fortaleza – Ceará / Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Mestrado Acadêmico em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Fortaleza, 2012.

- Ribeiro, VMB. Formação Pedagógica De Preceptores Do Ensino Em Saúde - Juiz de Fora: Ed. Ufjf, 2011.

- Cosme, FSMN. Preceptoria de Enfermagem na Atenção Básica: Construção de Competências a partir da Prática/Fabiana Silva Marins Nazareno Cosme. . – Niterói: [s.n.], 2013. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino na Saúde) – UFF / EEAAC / Programa de Pós-graduação em Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, 2013.

- Koifman, L. e Saippa-Oliveira, G. Cadernos Do Preceptor: Histórias E Trajetórias. Rio De Janeiro: Cepesc. Ims-Uerj. Isc- Uff. Abrasco, 2014.

- Lüdke, M.; André, MEDA. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.

- Bardin, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011.

- Lima, GV; Pereira, ALF; Guida, NFB; Progianti, JM; Araújo, CLF; Moura, MAV. Expectativas, motivações e percepções das enfermeiras sobre a especialização em enfermagem obstétrica na modalidade residência. escola de enfermagem anna nery. 2015; 19(4): 593-599.

- Santos, SSC. Perfil de egresso de Curso de Enfermagem nas Diretrizes Curriculares Nacionais: uma aproximação. Rev Bras Enferm., v. 59, n. 2, p. 217-221, 2006.

Downloads

Publicado

2017-12-12