A formação de profissionais de saúde e a violência no âmbito do território da unidade de saúde da família: uma análise das práticas profissionais

Autores

  • Raphael Santos UNIRIO - HUGG UFF- MESTRADO PROFISSIONAL
  • Lucia Cardoso Mourão Mourão UFF- MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE
  • Ana Clementina Vieira de Almeida Almeida UFF- MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE
  • Lutianni Dias Brazolino Brazolino Escola Técnica Municipal Joana D’arc - Cataguases/MG UFF - RJ - Mestrado Profissinal
  • Isabel Cristina de Moura Leite Leite Escola Técnica Izabel dos Santos - ETIS/RJ UFF - RJ - Mestrado Profissinal

Palavras-chave:

Análise Institucional, Violência, Formação em Saúde, Estratégia de Saúde da Família.

Resumo

Introdução: Observa-se um processo de transformação nas políticas de saúde no Brasil, que busca novas formas de produzir o cuidado, destacando-se a reorientação das ações na atenção básica com a implementação e o crescimento da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Com esta ampliação, algumas unidades de atenção básica foram constituídas em territórios com alto grau de vulnerabilidade social e expostas à violência urbana (conflito armado), interferindo na prática dos profissionais de saúde. Tem como objetivos descrever o processo de trabalho dos profissionais de saúde em uma unidade da ESF localizada em área de violência urbana; relacionar coletivamente a capacitação profissional adquirida e a competência atribuída para a prática dos profissionais de saúde alocados em área de risco social; elencar as lacunas existentes no processo formativo considerando a atual situação vivenciada pelos profissionais de saúde que desenvolvem suas práticas em áreas de violência social, visando analisar coletivamente as nuances do processo de formação em saúde em áreas de violência urbana. Materiais e Métodos: O estudo é qualitativo e utiliza como metodologia a Análise institucional em sua vertente da socioclínica institucional. Espera-se com o estudo contribuir para ampliação da percepção destes profissionais sobre sua atuação em territórios de conflitos armados, já que existem poucos estudos atuais que abordem tal temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Santos, UNIRIO - HUGG UFF- MESTRADO PROFISSIONAL

ENFERMEIRO ATUA ATUALMENTE NO HOSPITAL GAFFRÉE E GUINLE RJ. REALIZANDO MESTRADO PROFISSIONAL UFF -UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.

Lucia Cardoso Mourão Mourão, UFF- MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE

Pós-Doutora em Ciências da Educação - Univesité Cergy-Pontoise - França, Professora Associada do Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal Fluminense.

Ana Clementina Vieira de Almeida Almeida, UFF- MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE

Doutora  em Enfermagem – EEAN/UFRJ, Professora Convidada do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde – EEAC/Universidade Federal Fluminense

Lutianni Dias Brazolino Brazolino, Escola Técnica Municipal Joana D’arc - Cataguases/MG UFF - RJ - Mestrado Profissinal

Mestrando EEAC - Universidade Federal Fluminense; Docente da Escola Técnica Municipal Joana D’arc - Cataguases/MG

Isabel Cristina de Moura Leite Leite, Escola Técnica Izabel dos Santos - ETIS/RJ UFF - RJ - Mestrado Profissinal

Mestranda EEAC - Universidade Federal Fluminense; Docente da Escola Técnica Izabel dos Santos - ETIS/RJ

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. (Série Legislação em Saúde).

MACHADO, C.B.; DAHER, D. V. Violence in the area and its repercussions upon health care actions: descriptive-exploratory study. Online braz j nurs [Internet]. Oct, v. 12, p. 674- 76. 2013. Disponível em:

. Acesso em 27 de março de 2016.

MONCEAU, Gilles. A socioclínica institucional para pesquisas em educação em saúde. In.: L’ABBATE, Solange; MOURÃO, Lucia Cardoso; PEZZATO, Luciane Maria. Análise Institucional & Saúde Coletiva. 1 ed. São Paulo: Hucitec, 2013.

POLARO, S.H.I.; GONÇALVES, L.T.; ALVAREZ, A.M. Enfermeiras desafiando a violência no âmbito de atuação da estratégia de saúde da família. Texto Contexto Enferm, Florianópolis. v.4, n.22 .2013.

RIO DE JANEIRO. Prefeitura do Rio de Janeiro. Clínicas da Família: a nova rede de atendimento da cidade. Disponível em: . Acesso em 12 de maio de 2015.

Downloads

Publicado

2017-12-12