Comunicação: dispositivo a serviço da ressignificação dos processos de trabalho em saúde.

Autores

  • Leones Oliveira Silva UFF - Universidade Federal Fluminense
  • Gilson Saippa de Oliveira
  • Mariana Cabral da Rocha

Palavras-chave:

Formação em Saúde, Atenção Básica em Saúde, Apoio Institucional, Comunicação em Saúde, Tabagismo.

Resumo

Estudo intervencionista e exploratório de natureza qualitativa que privilegiará o uso das práticas discursivas presentes nos processos de trabalho dos profissionais ligados ao Programa de Tabagismo, do município de Nova Friburgo-RJ, que acolhem o Estágio de Fonoaudiologia Institucional da UFF. O objetivo é identificar as práticas discursivas desses profissionais e a sua relação com a transformação dos processos de trabalho. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais (Médico, Cirurgiã Dentista e Fonoaudióloga) que abordarão os processos de comunicação em saúde ligados à cessação do hábito de fumar vinculados às estratégias desenvolvidas conjuntamente com os estagiários. A análise dos achados ocorrerá pelo viés da Hermenêutica Dialética e buscará identificar os núcleos de sentido que se estabelece entre dois enunciados. Espera-se elaborar um diagnóstico dos processos discursivos identificando as implicações que as propostas de apoio recebidas pelo Estágio têm produzido no processo de trabalho da equipe, inclusive nos outros espaços onde atuam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson Saippa de Oliveira

Professor Associado I - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Saúde de Nova Friburgo. Nova Friburgo – RJ, Brasil

Mariana Cabral da Rocha

Fonoaudióloga, professora substituta do curso de fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense - Instituto de Saúde de Nova Friburgo, Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde: Formação docente interdisciplinar para o SUS. Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Niterói- RJ

Referências

ARAUJO, Inesita Soares de; CARDOSO, Janine Miranda. Comunicação e Saúde. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2007.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

KLEBA, Maria Elisabeth Empoderamento: processo de fortalecimento dos sujeitos nos espaços de participação social e democratização política. Saúde Sociedade. São Paulo, v.18, n.4, p.733-743, 2009.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 10. Ed. São Paulo: HUCITEC, 2007.

TRIVIÑOS, A. N. S. - Introdução à pesquisa em ciências sociais : a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987. 175p.

Gil, A.C. como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo Ed Atlas, 1991.

BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC. Vol. 2 nº 1 (3), janeiro-julho/2005, p. 68-80.

BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Manual do Participante (1,2,3 e 4) Rio de Janeiro, 2013. Disponível em <http://www.inca.gov.br/programa-nacional-controle-tabagismo.>. Acesso em 10 de outubro de 2016.

DEMO, Pedro, Introdução à metodologia científica 3 edição, São Paulo: Editora Atlas, 1995.

GUBA, E. G.; LINCOLN, Y.S. Paradigmas e Metodologias. In: GUBA, E. G. & LINCOLN, Y.S. Avaliação de Quarta Geração. Editora Unicamp, Campinas, São Paulo, 2011. P.175-204

MINAYO, M.C.S. Hermenêutica-Dialética como caminho do pensamento social. In: Minayo MCS, Deslandes SF, (orgs.). Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2003. p. 83-107.

MINAYO, M.C.S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, 17(3): 621-626, 2012.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Práxis. 3a ed. São Paulo: Cortez, 2001

SCHMIDT. Lawrence K. Hermenêutica. 1 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, 2012. Disponível em: http://www.conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep. Acesso em 10 de outubro de 2016.

Downloads

Publicado

2017-12-12