Educação Permanente: Uma Estratégia na Promoção, Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar

Autores

  • Cristiane de Assis Marteleto Universidade Federal Fluminense
  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Infecção Hospitalar. Prevenção e Controle. Indicadores de qualidade em Assistência à Saúde. Enfermagem

Resumo

Objetivo: Elaborar um instrumento de avaliação de desempenho da equipe de enfermagem, a partir dos índices de infecção hospitalar, com base nos indicadores do Ministério da Saúde que sirva de instrumento para a implementação da Educação Permanente. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem metodológica quantiqualitativa, pesquisa de campo, participativa, do tipo pesquisa-ação e análise documental. A coleta de dados dar-se-á em quatro etapas: Na primeira, os dados serão coletados a partir dos documentos que compõe o acervo da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, de onde serão coletados os índices de infecção hospitalar na instituição a ser pesquisada. Estes dados serão tabulados em Excel e tratados em estatística descritiva simples, a partir do instrumento Action Quality. Na segunda etapa, será realizada uma Oficina de Educação Permanente para apresentar os Indicadores de Desempenho contidos nos documentos da instituição.  Na terceira, realizar-se-á oficina para analisar a Prática dos trabalhadores a partir dos indicadores de desempenho e na quarta etapa uma oficina para analisar estes índices e discutir as possibilidades de melhorias nas ações. Resultados esperados: subsidiar reflexões acerca das metodologias utilizadas nos processos da Educação Permanente em Saúde e sua interface com as ações de controle de infecção hospitalar e ressaltar a importância de co-responsabilizar as pessoas envolvidas no contexto destas práticas de forma a qualificar a atenção nas instituições que prestam assistência a saúde

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora, diretora e docente da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense

Referências

FERNANDES, Antônio Tadeu; FERNANDES FILHO, Maria Oliveira Vaz. Infecção hospitalar e suas interfaces na área da saúde. São Paulo: Atheneu, 2000.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.616, de 25 de maio de 1998. Regulamenta as ações de controle de infecção hospitalar no país, em substituição da Portaria MS 930/1992. Brasília: Ministério da Saúde; 1998.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo (edição revista e atualizada) Lisboa: Edições 70; 2009.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo, um novo design para o ensino e a aprendizagem. Artmed: Porto Alegre, 2000.

Downloads

Publicado

2017-12-12