O desenvolvimento moral do enfermeiro para o atendimento pré-hospitalar: uma questão de educação permanente

Autores

  • Danieli Bello Chimer da Silva Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade Federal Fluminense
  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente Universidade Federal Fluminense- UFF

Palavras-chave:

Enfermeiros, educação permanente, desenvolvimento moral, atendimento pré-hospitalar

Resumo

O mundo contemporâneo e seus avanços tecnológicos trouxeram diversos benefícios para a sociedade. Esse desenvolvimento teve impacto no modo de viver e sobreviver do Homem dentro do seu meio social, nos processos de trabalho, na educação, na saúde e até mesmo na maneira de se relacionar, entretanto, com a facilidade e velocidade em que as informações se propagam nos meios eletrônicos, é perceptível a crise de valores acerca das relações estabelecidas.Com o impacto do desenvolvimento tecnológico e Biotecnológico, no âmbito da saúde também emergiram no mundo inteiro diversos problemas envolvendo a ética e a bioética, exigindo cada vez mais dos enfermeiros a capacidade de decisão com foco na dimensão ética do cuidado, sendo assim, se torna necessário o desenvolvimento de sua competência ética e capacidade de julgamento moral. O objetivo deste estudo será avaliar as intervenções de educação permanente que influenciam no desenvolvimento da competência moral de enfermeiros que atuam no atendimento pré-hospitalar, partir das teorias de desenvolvimento moral de Lawrence Kohlberg e da educação construtivista de Paulo Freire. Metodologia: Será realizado estudo de campo com abordagem qualitativa, de cunho exploratório. Os dados serão coletados a partir da observação estruturada participativa em oficinas de educação permanente realizadas em um serviço de atendimento pré-hospitalar Móvel do SUS e entrevista com os profissionais atuantes na educação permanente dos referidos serviços.

Palavras chaves: Enfermeiros, educação permanente, desenvolvimento moral, atendimento pré-hospitalar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense- UFF

Pós-Doutorado/ Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade  Federal Fluminense - UFF

Referências

CHOE, K.; PARK, S.; YOO, S.Y. Effects of constructivist teaching methods on bioethics education for nursing students: A quasi-experimental study. Nurse Education Today, v.34, p. 848–853, 2013. Disponível em: http://doi.org/10.1016/j.nedt.2013.09.012

BIAGGIO, A. Lawrence Kohlberg: ética e educação moral. São Paulo: Moderna, 2006.

BRASIL. Portaria 1.660 de 7 de julho de 2011. Reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e Institui a rede de Atenção às urgências no Sistema Único de Saúde. Disponível em: dab.saude.gov.br/portaldab/smp_ras.php?conteudo=rede_emergencias.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 12 dez. 2012.

Downloads

Publicado

2017-12-12