Reflexões multidisciplinares em serviço e sua influência na formação permanente do médico da atenção básica

Autores

  • Regis Rodrigues Vieira Universidade Federal Fluminense e Faculdade de Medicina de Petrópolis
  • Marcos Corvino Universidade Federal Fluminense
  • Ana Clementina Vieira Almeida Universidade Federal Fluminense
  • Lucia Cardoso Mourão Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

(Equipe de Assistência ao Paciente, Educação Continuada, Médicos de Atenção Primária)

Resumo

Nota prévia de uma pesquisa que traz como objeto a formação permanente de médicos e sua relação com as discussões multidisciplinares em serviço na Atenção Básica. Questiona a contribuição da equipe multidisciplinar na formação permanente e objetiva analisar as concepções dos médicos acerca das reflexões multidisciplinares em serviço e qual a influência destas reflexões para sua formação permanente. Os dados serão coletados por meio de questionários semiestruturados e analisados à luz da análise de Conteúdo proposta por Bardin. Pretende-se proporcionar ao profissional médico novas formas de pensar sua formação permanente e sua atuação como integrante da equipe multidisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regis Rodrigues Vieira, Universidade Federal Fluminense e Faculdade de Medicina de Petrópolis

Médico e Preceptor na Faculdade de Medicina de Petrópolis

Mestrando em Ensino na Saúde na Universidade Federal Fluminense

Marcos Corvino, Universidade Federal Fluminense

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Saúde Pública – USP

Ana Clementina Vieira Almeida, Universidade Federal Fluminense

Pós-Doutora em Ciências da Educação - Univesité Cergy-Pontoise - França, Professora Associada do Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal Fluminense

Referências

Brasil, Ministério da Saúde. Portaria GM/MS n. 2,488, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). [Internet].2011 [Acesso 23 abr. 2016]. Available from: http://www.saude.gov.br/dab.

FIGUEREDO, R.C. et al. Desafios e perpesctiva na Educação Permanente em Saúde desenvolvida na Atenção Primária: uma revisão bibliográfica. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.7, n.4,Pub.8, Outubro de 2014.

VALENTE, G.; CAVALCANTI,S.. A Reflexividade na Prática Docente da Graduação em Enfermagem: Nexos com a Formação Permanente do Enfermeiro-professor/Geilsa Soraia Cavalcanti Valente. Rio de Janeiro: UFRJ/EEAN, 2009. xviii.182 f.:il Tese (Doutorado) UFRJ/EEAN/ Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2009.

BARDIN, L. Análise de conteúdo (edição revista e actualizada). Lisboa/Portugal: Edições 70 Lda, 2009.

Downloads

Publicado

2017-12-12