Apoio Institucional e suas interfaces com a produção de Saberes e práticas Fonoaudiológicas

Autores

  • Mariana Cabral da Rocha Universidade Federal Fluminense
  • Gilson Saippa de Oliveira UFF
  • Leônes Oliveira da Silva Secretaria Municipal de Saúde do Município de Nova Friburgo/UFF

Palavras-chave:

Formação em Saúde, Atenção Básica em Saúde, Apoio Institucional, Comunicação em Saúde, Fonoaudiologia

Resumo

Introdução: Reflexões atuais mostram a necessidade de haver uma pratica profissional integrada com o sistema de saúde, sendo fundamental à formação, a análise crítica dos problemas da sociedade, buscando soluções individuais e coletivas. Objetivo: compreender como a experiência vivenciada por alunos em diferentes espaços do estágio (componente saúde coletiva) tem contribuído para a formação de seus processos de trabalho. Metodologia: serão realizados grupos focais com formandos (2017) do curso de fonoaudiologia respondendo a quatro questões sinérgicas, que serão analisadas pela perspectiva da hermenêutica dialética. Resultados esperados: desenvolver uma ferramenta capaz de organizar um programa de formação em saúde possibilitando maior integração entre os processos de organização do trabalho em saúde, formação e do cuidado com base nas estratégias de Apoio institucional junto a Rede de Atenção a Saúde do Município de Nova Friburgo-RJ.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Cabral da Rocha, Universidade Federal Fluminense

Fonoaudióloga atuando como professora do curso de fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense  e mestranda do curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde pela escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidad Federal Fluminense.

Gilson Saippa de Oliveira, UFF

Professor Associado I - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Saúde de Nova Friburgo. Nova Friburgo – RJ, Brasil

Leônes Oliveira da Silva, Secretaria Municipal de Saúde do Município de Nova Friburgo/UFF

Psicólogo, Servidor da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Nova Friburgo- RJ, Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde: Formação docente interdisciplinar para o SUS. Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Niterói- RJ- Brasil

Referências

- ALMEIDA, Marcio (Org.) Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos Universitários da Área da Saúde. Londrina, RedeUnida, 2003.

- Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Princípios e diretrizes para a gestão do trabalho no SUS (NOB/RH-SUS) /Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde. – 3. ed. rev. atual. – Brasília: Ministério da Saúde, 2005.98 p.

- GARCIA, V.L.; SEBASTIÃO, L.T. Formação e educação na saúde. In: Fernandes FDM, Mendes BCA, Navas ALPGP (Org). Tratado de Fonoaudiologia. 2.ed: São Paulo:Roca;2009.p.674-81.

- GUBA, E. G. & LINCOLN, Y.S. Paradigmas e Metodologias. In: GUBA, E. G. & LINCOLN, Y.S. Avaliação de Quarta Geração. Editora Unicamp, Campinas, São Paulo, 2011. P.175-204

- MINAYO, M.C.S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 10. Ed. São Paulo: HUCITEC, 2007.

- Minayo MCS. Hermenêutica-Dialética como caminho do pensamento social. In: Minayo MCS, Deslandes SF, (orgs.). Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2003. p. 83-107.

- MINAYO, M.C.S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, 17(3): 621-626, 2012.

- GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Práxis. 3a ed. São Paulo: Cortez, 2001.

- SCHMIDT. Lawrence K. Hermenêutica. 1 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012

- BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n o 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, 2012. Disponível em: http://www.conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep. Acesso em 10 de outubro de 2016.

Downloads

Publicado

2017-12-12