Estratégias de Aprendizagem Ativa em Enfermagem

Autores

  • Amanda Ribeiro Mendonça Escola de Enfermagem Aurora de Afonso da Costa/ Universidade Federal Fluminense EEAAC/UFF
  • Gisella de Carvalho Queluci UFF
  • Suelem Frian Couto Dias UFF
  • Vinicius Rodrigues de Souza UFF

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, Aprendizagem baseada em problemas, Educação em enfermagem

Resumo

Introdução: Ao abandonar os métodos tradicionais de transmissão de conhecimentos, em que professor fala e os alunos ouvem, o professor assume uma posição de facilitador no processo de aprendizado. Diversas estratégias podem ser usadas para se conseguir ambientes de aprendizagem ativa em sala de aula e que corrobora para que o aluno seja protagonista de sua aprendizagem. Objetivos: Analisar o uso das metodologias ativas em uma instituição de ensino técnico de enfermagem em um município do interior do Rio de Janeiro; Descrever as metodologias ativas utilizadas pelos docentes no ensino técnico de enfermagem; Discutir a utilização dessas metodologias ativas nas disciplinas de um curso técnico de enfermagem. Materiais e Métodos: Pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa. Os participantes serão 10 docentes atuantes no curso técnico de enfermagem e a coleta de dados será feita através da aplicação da Metodologia da Problematização pelo Arco de Maguerez. Resultados: Pretende-se contribuir para reflexões do ofício da docência evidenciando as diferentes metodologias ativas que são utilizadas como estratégia de ensino e como elas influenciam no processo de ensino aprendizagem. Discussão: A educação tem um papel importante na criação de alternativas pedagógicas que priorizem a formação ampla do profissional e daí vem à importância de transformar as estratégias didáticas utilizadas de forma a contribuir para a melhoria do processo de ensino. Considerações finais: Há necessidade de fazer que o aluno seja protagonista de sua aprendizagem, desenvolvendo o senso crítico e competências para relacionar os conhecimentos aprendidos ao que será visto no mundo real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Ribeiro Mendonça, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso da Costa/ Universidade Federal Fluminense EEAAC/UFF

Mestranda do programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/MPES pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/EEAAC, Universidade Federal Fluminense/UFF. Linha de pesquisa: Formação Pedagógica.

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Salgado de Oliveira (2007) e licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2012).

Especialização em Enfermagem do Trabalho (Universo 2012) e Enfermagem em UTI Adulto, Neonatal e Pediátrico (FacRedentor 2016).

Gisella de Carvalho Queluci, UFF

Professora do programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/MPES, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/EEAAC, Universidade Federal Fluminense/UFF

Suelem Frian Couto Dias, UFF

Mestranda do programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/MPES, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/EEAAC, Universidade Federal Fluminense/UFF.

Vinicius Rodrigues de Souza, UFF

Mestrando do programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/MPES, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/EEAAC, Universidade Federal Fluminense/UFF

Referências

- Sobral FR, Campos CJG. Utilização de Metodologia Ativa no Ensino e Assistência de Enfermagem na Produção Nacional: Revisão Integrativa. Rev Esc Enferm USP. 2012, 46 (1): 208-18.

- Ferreira Júnior MA, Grigoli, JAG, Ivo ML. Ensino por Competências em Enfermagem: Interpretações e Práticas Pedagógicas. R. Enferm. Cent. O. Min. 2011, 1 (2): 143-53.

- Barbosa EF, Moura DG. Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico Senac. 2013, 39 (2): 48-67.

- Berbel NAN. As Metodologias Ativas e a Promoção da Autonomia de Estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas. 2011, 32 (1): 25-40.

- Candiota CSS, Silvino ZR, Cristóvam BP, Escudeiro CL, Queluci GC. Education and Change. J Nurs UFPE on line. 2013, 7 (10): 6054-55.

- Burgatti JC, Leonello VM, Bracialli LAD, Oliveira MAC. Estratégias Pedagógicas para o Desenvolvimento da Competência Ético-Política na Formação Inicial em Enfermagem. Rev Bras Enferm. 2013, 66 (2): 282-86.

- Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2015.

Downloads

Publicado

2017-12-12