A cultura da segurança do paciente na saúde mental: instituindo novas práticas com a educação permanente

Autores

  • Marcos Eduardo Pereira de Lima Universidade Federal Fluminense
  • Elaine Antunes Cortez Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Pessoas Mentalmente Doentes, Segurança do Paciente, Educação Permanente.

Resumo

Nota prévia de uma pesquisa que tem como objetivo incorporar as práticas de segurança do paciente na área da saúde mental, a partir de uma investigação qualitativa ancorada nas políticas de educação permanente e da Segurança do Paciente, e no referencial metodológico da Pesquisa Convergente Assistencial. Os dados serão coletados por meio de questionários semi-estruturados, grupo focal em oficinas no ambiente de trabalho e observação participativa. A análise dos dados será realizada a partir da teoria de Faye G. Abdellah que trata das abordagens de enfermagem centralizadas no paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Guedes AC, Kantorski LP, Pereira PM, Clasen BN, Lange C, Muniz RM. A mudança nas práticas em saúde mental e a desinstitucionalização: uma revisão integrativa. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2010. Disponível em: https://www.fen.ufg.br/fen_revista/v12/n3/v12n3a19.htm

Brasil. Ministério da Saúde. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente / Ministério da Saúde; Fundação Oswaldo Cruz; Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

Trentini, M. Pesquisa Convergente Assistencial – PCA: delineamento provocador de mudança nas práticas de saúde/ Mercedes Trentini, Lygia Paim, Denise Maria Maria Guerreiro V. da Silva. – Porto Alegre: Moriá, 2014. p.176.:il.

Downloads

Publicado

2017-12-12