Situações problema de clientes hematológicos: Considerações acerca do exame físico na prática assistencial do enfermeiro.

Autores

  • Vinicius Rodrigues de Souza Universidade Federal Fluminense - UFF.
  • Amanda Ribeiro Mendonca UFF
  • Gisella de Carvalho Queluci UFF
  • Suelem Frian Couto Dias

Palavras-chave:

Exame físico, Enfermagem, Hematologia

Resumo

Introdução: Para garantir a confiabilidade à assistência de enfermagem a pacientes com distúrbios hematológicos, baseados em ações as mais científicas possíveis, é imprescindível a realização de um exame físico de qualidade, com foco nos principais distúrbios acometidos por esses pacientes. Objetivo: Analisar o exame físico em um contexto situacional de clientes hematológicos na prática assistencial do enfermeiro. Materiais e Métodos: Trata- se de uma Pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa em andamento, cujo cenário será um Instituto de Hematologia no município do Rio de Janeiro. Os sujeitos da pesquisa serão dez enfermeiros atuantes no cuidado aos pacientes hematológicos. Os dados da pesquisa serão obtidos em dois momentos: No primeiro será realizada uma observação espontânea da execução do exame físico. No segundo momento, haverá uma entrevista com os participantes da pesquisa. Os dados serão analisados através da triangulação de dados. Resultados: Espera-se que o estudo traga uma contribuição para o processo de trabalho de enfermeiros atuantes na prática assistencial, melhorando suas percepções a respeito dos problemas de enfermagem encontrados. Discussões: É de suma importância que os enfermeiros tenham uma abordagem ampliada quanto aos clientes e ao cuidado ofertado aos problemas “evidentes”, como os sinais e sintomas, e aos “não evidentes” que abrangem aspectos mais abstratos que podem interferir na assistência e no tratamento. Considerações Finais: Estudos com base nas situações-problema de clientes hospitalizados necessitam ser ampliados nas diversas áreas da enfermagem, por ainda existirem dificuldades das enfermeiras na identificação de problemas referentes às situações de enfermagem no contexto hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Rodrigues de Souza, Universidade Federal Fluminense - UFF.

Mestrando do programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/MPES, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/EEAAC, Universidade Federal Fluminense/UFF, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Amanda Ribeiro Mendonca, UFF

Mestranda do programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/MPES, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/EEAAC, Universidade Federal Fluminense/UFF

Gisella de Carvalho Queluci, UFF

Professora do programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/MPES, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/EEAAC, Universidade Federal Fluminense/UFF.

Suelem Frian Couto Dias

Mestranda do programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/MPES, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/EEAAC, Universidade Federal Fluminense/UFF.

Referências

Barros SKSA, Anami EHT, Moraes MP. A elaboração de um protocolo para prevenção de úlcera de pressão por enfermeiros de um hospital de ensino. Nursing 2003; 6(63): 29-32.

Carvalho V. Sobre enfermagem: ensino e perfil profissional. Rio de Janeiro: UFRJ; 2006.

Downloads

Publicado

2017-12-01