Educação em saúde aos portadores de hipertensão arterial e diabete mellitus na estratégia saúde da família

Autores

  • Wanderson Alves Ribeiro UFF
  • Eduardo de Souza Mariano UNIRIO
  • Hosana Pereira Cirino UERJ
  • Juliana Miranda Teixeira UERJ
  • Leandro Mendes Martins
  • Marilda Andrade UFF

Palavras-chave:

Estratégia Saúde da Família, Educação em Saúde, Pressão Arterial Alta, Diabete Mellitus

Resumo

Nos últimos anos, nas cidades brasileiras, percebeu-se um aumento no número de óbitos causados pelas doenças crônicas não-transmissíveis, dentre elas, a HAS e o DM. Estima-se que 20% da população brasileira sofram de HAS e 12% de DM. Este estudo tem como objetivo descrever o processo de educação em saúde na estratégia saúde da família e, por sua vez, ratificar as possíveis complicações que podem advir ao paciente portador de HAS e DM na ausência do processo de educação em saúde. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Para tal utilizou-se a BVS, nas seguintes bases de informações: MEDLINE; SCIELO e LILACS. Posterior à leitura reflexiva emergiram duas categorias: O processo de Educação em Saúde na Estratégia Saúde da Família e Hipertensão Arterial Sistémica, Diabete Mellitus e suas consequências a saúde. Conclui-se que a Estratégia Saúde da Família pode contribui de forma positiva para a construção do processo de educação em saúde do paciente portador de HAS e DM, tendo em vista a contribuição que a equipe multidisciplinar pode inserir a assistência do paciente. Por fim, compreende-se que este processo também contribui para promoção da qualidade de vida para o autocuidado que será lecionado pela equipe da ESF, através de estratégias características de acordo com o perfil da população para a qual os métodos educativos serão direcionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson Alves Ribeiro, UFF

Enfermeiro. Mestrando Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal de Saúde

Eduardo de Souza Mariano, UNIRIO

Enfermeiro. Pós-Graduado em Saúde da Família pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Hosana Pereira Cirino, UERJ

Enfermeiro. Preceptor de Estágio Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIABEU. Pós-Graduado em Estratégia Saúde da Família (UNIRIO); Alta Complexidade com Ênfase em CTI (UERJ).

Juliana Miranda Teixeira, UERJ

Enfermeiro na Prefeitura Municipal de Belford Roxo, Pós-Graduado em Estomaterapia (UERJ).

Leandro Mendes Martins

Enfermeiro. Pós-Graduado em Saúde da Família pela Escola de Enfermagem Luiza de Marilac/ Faculdade São Camilo; Pós-Graduando em Informática em Saúde pela Unifesp; Pós-Graduando em Saúde Mental - Atenção Psicossocial pela UNESA; Enfermeiro na Clínica da Família Irlan Souza Macedo pela PMQ; Coordenador e Docente Titular do Curso de Formação Técnica em Enfermagem do CTEF

Marilda Andrade, UFF

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Vice-Diretora e Professora Associada Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense – Niterói/RJ.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Manual de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Brasília: Ministério da Saúde; 2002.

Brasil. Ministério da Saúde. A vigilância, o controle e a prevenção das doenças crônicas não-transmissíveis: DCNT no contexto do Sistema Único de Saúde brasileiro. Brasília: Organização Pan-Americana de Saúde; 2005.

Nogueira D, Faerstein E, Coeli CM, Chor D, Lopes CS, Werneck GL. Reconhecimento, tratamento e controle da hipertensão arterial: Estudo PróSaúde, Brasil. Rev Panam Salud Pública. 2010; 27:103-9.

Brasil. Ministério da Saúde. Plano de Reorganização da Atenção a Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus. Brasília: Ministério da Saúde; 2001.

Sousa MF, Hamann EM. Programa Saúde da Família uma agenda incompleta? CienSaudeColet2009;14(Supl. 1):1325-1335.

SCHALL, V.T; STRUCHINER, M. Educação em saúde: novas perspectivas. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, v. 17, n. 12.

ALVES, V. S. A health education model for the Family Health Program: towards comprehensive health care and model reorientation, Interface - Comunic.,Saúde, Educ., v.9, n.16, p.39-52, set.2004/fev.2005.

RESENDE, M.G.A. Atuação do enfermeiro da estratégia saúde da família na abordagem da educação em saúde com crianças e adolescentes no município de Conceição das Alagoas – MG. Nescon Biclioteca Virtual.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria da Assistência à Saúde. Coordenação de Saúde da Comunidade. Saúde da Família: uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial. Brasília. Ministério da Saúde. 2007.

OGATA, M.N; MACHADO, M.L.T; CATOIA, E.A. Saúde da família como estratégia para mudança no modelo de atenção: representações sociais dos usuários. Rev. Eletr. Enferm. 2009, v. 11, n. 4.

Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Hipertensão, Sociedade Brasileira de Nefrologia. VI Diretrizes brasileiras de hipertensão. ArqBrasCardiol. 2010; 95(1-supl.1):1-51.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hipertensão arterial sistêmica para o Sistema Único de Saúde. Brasília (DF): El Ministério; 2006. p. 208.

Clement S. Guidelines for glycemic control. Clin Cornerstone. 2004;6(2):31-9.Organização Mundial da Saúde (OMS). Cuidadosinovadores para condições crônicas: componentes estruturais de ação. Relatório Mundial. Brasília; 2003

Forti A, Loureiro R, Gusmão A, Teixeira L. Diabetes Mellitus – Classificação e Diagnóstico. In: VILAR L. Endocrinologia clínica. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2006. p.539-548.]

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de A. B. Manual de operação. HiperDia — Sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos. Brasília: Ministério da Saúde; 2002.

DATASUS (2010) pni.datasus.gov.br/consulta_h1n1_10_selecao.asp?enviar=ok&sel=coberturas&grupo=todos&faixa=todos&UF=RJ

Downloads

Publicado

2017-12-12