Sobre a Revista

Foco e Escopo / Missão

A Revista Pró-univerSuS (R. Pró-Uni. ISSN: 2179-8931) tem o compromisso social e institucional de divulgar resultados de pesquisas e experiências inovadoras de ensino, extensão e práticas de saúde relacionadas aos objetivos do Programa Pró-Saúde tanto no Brasil quanto no exterior. Com isso, buscamos fortalecer a produção científica ao disponibilizar material técnico-científico de qualidade.

Ressaltamos que o envio de documentos emitidos pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é essencial para todos os trabalhos envolvendo seres humanos. No caso de pesquisa envolvendo animais, é necessário enviar a documentação da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). O termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) também deve ser anexado.

Ressaltamos que para os estudos do tipo ensaio clínico, os autores devem acessar o site https://www.ensaiosclinicos.gov.br e registrar a pesquisa. Essa informação deve ser repassada à Revista na submissão. o qual deve ser enviado a revista.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Pró-UniverSUS (R. Pró-Uni.) adota a política de avaliação baseada no princípio do Double Blind Peer Review (Avaliação as cegas por pares). Portanto as avaliações seguem sem que os avalidores saibam quem são os autores e vice-versa.

Todos os manuscritos passam por 2 avaliações e, caso na avaliação final ocorram divergências entre os dois avaliadores, a revista resguarda-se o direito de enviar a um terceiro avaliador, para obter mais uma opinião.

Se a submissão obtiver dois pareceres negativos, o manuscrito será rejeitado e arquivado.

Periodicidade

Quadrimestral 2023 - atual

Semestral 2010 - 2022

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Este periódico não permite que os autores depositem suas submisões em repositórios de preprints.

Política de Preservação Digital

A Revista Pró-UniverSUS garante a preservação de seu conteúdo digital de duas formas. Cópias de segurança (backups) são realizadas diariamente no servidor da Universidade de Vassouras. Além disso, o conteúdo também é preservado pela Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana). Como iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Rede Cariniana faz parte do programa Lots of Copies Keep Stuff Safe (LOCKSS), da Stanford University.

Fonte de Financiamento

Agradecemos a Universidade de Vassouras através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação pela estrutura ofertada para que a Revista seja publicada pontualmente e com qualidade.

Taxa de Publicação

A Pró-UniverSUS cobra uma taxa de publicação a ser paga pelos autores de artigos ACEITOS. Uma vez que os autores recebam a comunicação de que seu artigo foi aceito, a taxa no valor de R$ 80,00, deverá ser paga pelo sistema de submissão online. Um link para pagamento é disponibilizado para o autor. Todos os artigos que forem aceito deverão realizar o pagamento da taxa antes da publicação ser efetivada.

Em caso de dúvida, entrar em contato com a Secretaria da Editora (24) 2471-8367 ou editorauss@univassouras.edu.br

Histórico do periódico

A Revista Pró-UniverSUS foi criada em 2010 pela Universidade Severino Sombra, atual Universidade de Vassouras, tendo o compromisso social e institucional de divulgar resultados de pesquisas e experiências inovadoras de ensino e extensão relacionadas aos objetivos do Pró-Saúde.

Construir uma articulação entre as instituições formadoras e o Sistema Único de Saúde - SUS - tem sido um desafio permanente para os que fazem saúde e educação no Brasil. Nesse sentido, os Cursos de Odontologia e Enfermagem da Universidade de Vassouras, contemplados com o Pró-Saúde vêm desenvolvendo estratégias de integração ensino-serviço, fortalecendo relações já construídas com a Rede de Serviços de Saúde do município de Vassouras.

A Revista publica artigos originais de pesquisa, relato de experiência, nota prévia, nota técnica, trabalhos de Pós-Graduação, e Produtos de Mestrado Profissional.

Tem periodicidade quadrimestral a partir de 2023 e desde sua fundação avalia as submissões através dos princípios de avaliação dupla às cegas (Double Blinded Peer Review) e publica os artigos sob o princípio de Acesso aberto (Open Access). Possuímos indexação com as seguintes bases: Sumários.org, ICAP, REDIB; OAI (Open Archives Initiative), Google Scholar e CrossRef com emissão de DOI.