Foco e Escopo

A Revista Pró-univerSuS (R. Pró-Uni.) tem o compromisso social e institucional de divulgar resultados de pesquisas e experiências inovadoras de ensino, extensão e práticas de saúde relacionadas aos objetivos do Pró-Saúde.

O envio de documentos emitidos pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é essencial para todos os trabalhos envolvendo seres humanos.
O termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) também deve ser anexado.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Pró-UniverSUS (R. Pró-Uni.) adota a política de avaliação baseando-se no princípio do Double Blind Peer Review (Avaliação as cegas por pares). Portanto cada submissão passará por pelo menos duas avaliações, sem que os avalidores saibam quem são os autores e vice-versa.

Caso na avaliação final ocorra divergências entre os dois avaliadores, a revista resguarda-se o direito de enviar ao um terceitro avaliador, permitindo um terceira opinião.

Se a submissão obtiver dois pareceres negativos, será rejeitado e arquivado.

Semestral 2010 - atual

Política de Acesso Livre

Open Access

Taxa de Publicação

A Pro-UniverSUS cobra uma taxa de publicação a ser paga pelos autores de artigos ACEITOS. Uma vez que os autores recebam a comunicação de que seu artigo foi aceito, a taxa, no valor de R$ 20,00, deverá ser paga pelo sistema de submissão online. Um link para pagamento através de PayPal  é disponibilizado para o autor. Todos os artigos que forem aceito deverão realizar o pagamento da taxa antes da publicação ser efetivada.

Em caso de dúvida, entrar em contato com a Secretaria da Editora (24) 24718367 ou editorauss@universidadedevassouras.edu.br

Histórico do periódico

A Revista Pró-UniverSUS foi criada em 2010 pela Universidade Severino Sombra, atual Universidade de Vassouras, tendo o compromisso social e institucional de divulgar resultados de pesquisas e experiências inovadoras de ensino e extensão relacionadas aos objetivos do Pró-Saúde.

Construir uma articulação entre as instituições formadoras e o Sistema Único de Saúde - SUS - tem sido um desafio permanente para os que fazem saúde e educação no Brasil, nesse sentido os Cursos de Odontologia e Enfermagem da Universidade Severino Sombra - USS, contemplados com o Pró-Saúde vêm desenvolvendo estratégias de integração ensino-serviço, fortalecendo relações já construídas com a Rede de Serviços de Saúde do município de Vassouras.

Publica artigos originais de pesquisa, relato de experiência, nota prévia, nota técnica, trabalhos de Pós-Graduação, e Produtos de Mestrado Profissional.

Tem periodicidade semestral e desde sua fundação avalia as submissões através dos princípios de avaliação dupla às cegas (Double Blinded Peer Review) e publica os artigos sob o princípio de Acesso aberto (Open Access). Possuímos indexação com as seguintes bases: Sumários.org, ICAP, REDIB; OAI (Open Archives Initiative), Google Scholar e CrossRef, emissora do D.O.I.