Audiodescrição em programações televisivas no Brasil: uma análise do cenário atual

Uma análise do cenário atual

Autores

  • Beatriz Regina Gomes Pereira UFPEL
  • Helena da Rocha Schuster UFPEL
  • Michele Negrini UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v13i3.3354

Resumo

A audiodescrição tornou-se um recurso obrigatório nas programações de televisão digital no Brasil em julho de 2011. Determinada pela portaria n° 188, de 2010, a legislação exigia que as emissoras de TV aberta deveriam exibir uma quantidade mínima estabelecida de horas semanais obrigatórias de conteúdo com audiodescrição, que aumentaria progressivamente com o passar dos anos. Em 2020, as emissoras já deveriam transmitir, pelo menos, 20 horas semanais de suas grades com o recurso. Sendo assim, para além de promover uma reflexão sobre a audiodescrição em sociedade, o objetivo principal do presente artigo é analisar se no contexto atual as referidas obrigatoriedades estão sendo de fato cumpridas na TV aberta brasileira e de que forma o recurso está sendo oferecido. Para isso, analisamos as programações da Band RS (Rio Grande do Sul) e da Record RS durante uma semana, do dia 28/02/2022 até o dia 06/03/2022.

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Biografia do Autor

Beatriz Regina Gomes Pereira, UFPEL

Acadêmica do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas.

Helena da Rocha Schuster, UFPEL

Acadêmica do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas.

Michele Negrini, UFPEL

Orientadora do trabalho. Jornalista pela Universidade Federal de Santa Maria; mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do RS. Realizou estágio pós-doutoral no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da UFBA. Professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do núcleo de pesquisadores do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele).E-mail: [email protected].

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Publicado

12/22/2022

Edição

Seção

Dossiê Temático I: Cidadania e Inclusão Social