TDAH em adultos e suas implicações em âmbito acadêmico

Autores

  • Michely Aparecida Silva Universidade de Vassouras
  • Tamires Jordão Laport

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v12i2.2547

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que surge normalmente na infância, se estendendo até a vida adulta, podendo afetar questões de origem socioafetiva, acadêmica e profissional, além de ser um dos principais focos de estudo atualmente, tanto na área da saúde como da educação. Diante disso, o objetivo deste trabalho é discutir sobre a atuação do docente em âmbito acadêmico diante de alunos que apresentem características peculiares ao TDAH. O que se busca aqui é analisar a invisibilidade marcante na educação referente ao TDAH de jovens e adultos. Já que, atualmente, situações de alunos com dificuldades de aprendizagem e baixo rendimento acadêmico têm sido identificados com maior frequência. Além disso, o diagnóstico do TDAH é mais recorrente na infância, o que faz com que seu reconhecimento entre jovens e adultos não seja muito discutido. Trata-se, portanto, de uma revisão bibliográfica, tendo como fontes: artigos científicos, livros, trabalhos acadêmicos e periódicos on-line, com o intuito de investigar propostas de diferentes autores e com aproximação ao tema abordado, para a complementação de ideias e concepções.

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Publicado

08/20/2021

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Práticas Educacionais