Cuidados paliativos: Reflexões sobre a Psicologia e os cuidados paliativos para pacientes e familiares

Autores

  • Célia de Almeida Pereira Universidade de Vassouras
  • Juliana Fernandes de Souza Ribeiro Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v10i2Sup.1826

Resumo

O presente estudo, realizado através de um levantamento bibliográfico, buscou refletir sobre as contribuições da psicologia nos cuidados paliativos, junto ao paciente e familiares, proporcionando atenção e qualidade no cuidado. Com o envelhecimento da população e os índices de doenças crônicas aumentando, cresce também a demanda por profissionais atentos não só na precisão dos tratamentos, como também em proporcionar bem-estar e qualidade de vida a esses pacientes.  Os avanços na medicina, nas práticas de saúde e as tecnologias cada vez mais sofisticadas, trouxeram melhorias significativas no controle e no tratamento de doenças. A busca por um trabalho com pacientes acometidos por doenças crônicas contribuiu para que fossem encontradas novas possibilidades terapêuticas, no princípio denominado cuidados paliativos, como um suporte para ajudar o paciente a viver com melhor qualidade de vida e para ajudar sua família no enfrentamento da doença, contando ainda com o apoio de uma equipe multidisciplinar. Os membros da equipe devem estar preparados para conversar com os pacientes e seus familiares, sobre as limitações da tecnologia para curar e as possibilidades e importância do cuidado. O psicólogo como membro da equipe, poderá contribuir nessa realidade dos cuidados paliativos.

 

Palavras-chave: possibilidades terapêuticas, cuidados paliativos, equipe multidisciplinar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia de Almeida Pereira, Universidade de Vassouras

Psicóloga, graduada pela Universidade Severino Sombra; pós-graduanda em Psicologia Hospitalar e da Saúde pela Universidade de Vassouras – Vassouras- RJ, Brasil.

Juliana Fernandes de Souza Ribeiro, Universidade de Vassouras

Psicóloga, Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente pela UNIPLI - Niterói - RJ, Brasil; Especialista em Psicologia Hospitalar pelo CFP; Professora do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade de Vassouras - Vassouras, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

03/11/2020

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua