Apresentação ao Dossiê: A Baixada Fluminense para Além da Periferia

Autores

  • Stella Maris Nunes Pieve Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v9i2Sup.1399

Palavras-chave:

apresentação

Resumo

Esse texto apresenta os artigos que compõem o Dossiê Baixada Fluminense para Além da Periferia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stella Maris Nunes Pieve, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Antropóloga, Pós-Doutoranda em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Referências

ALVES, J. C. S. Dos barões ao extermínio: uma história da violência na Baixada Fluminense. Rio de Janeiro: APPH, CLIO, 2003.

BAÍA, P. R. dos S. A tradição reconfigurada mandonismo municipal e poder local no município de Nilópolis e no bairro da Rocinha, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Tese de Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. UFRRJ. Seropédica, 2006.

BARRETO, A.S. Notícias de uma Guerra: estratégias, ameaças e orações. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 13, n. 27, p. 183-212, jan./jun. 2007.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BROTTO, M. E. Mudar para Permanecer? História, Cultura Política e Assistência Social em Duque de Caxias. Tese de Doutorado em Serviço Social. PUC Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2012.

CANTALEJO, M. H. de S. O Município de Duque de Caxias e a Ditadura Militar: 1964– 1985. Dissertação de Mestrado em História Oral. UERJ. Rio de Janeiro, 2008.

SILVA, L.H.P. De Reconcavo da Guanabara a Baixada Fluminense: leitura de um territorio pela historia. Recôncavo Revista de História da UNIABEU, v. 3, p. 47-63, 2013.

SIMÕES, M. R. A Cidade Estilhaçada: Reestruturação Econômica e Emancipações Municipais na Baixada Fluminense. Tese de Doutorado em Geografia. UFF. Niterói, 2006.

Downloads

Publicado

12/28/2018

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua