A perspectiva do estudante do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí quanto à importância e eficácia do Programa de Residência Estudantil para sua formação

Autores

  • Luci Rodrigues Silva UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
  • Sílvia Maria Melo Gonçalves UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v12i2.2824

Resumo

A educação é referendada legalmente como um dos direitos fundamentais do cidadão, se fazendo em um forte instrumento no exercício da cidadania. As políticas educacionais são criadas para oferecer garantia de acesso a esse direito. A Assistência Estudantil se encontra no bojo dessas políticas e se apresenta como mecanismo que visa contribuir com o processo de criação, ampliação e consolidação de ações que propiciem a permanência do estudante nas Instituições. Fazem parte das políticas de assistência estudantil os programas de moradia estudantil, foco do estudo em questão. Assim, neste trabalho, o objetivo foi investigar o Programa de Residência Estudantil do Campus Urutaí, analisando a percepção dos alunos do curso Técnico em Agropecuária moradores da Residência, no que diz respeito aos reflexos desse programa em sua permanência e formação no curso. Através de uma pesquisa qualitativa, com base na análise de conteúdo de Bardin, traçamos o perfil desse estudante e analisamos sua percepção quanto ao referido programa. Concluímos que estes discentes consideram a importância do Programa, como sendo um possibilitador de suas permanências, porém, também encontram problemas em sua execução. Através desta análise, conseguimos obter dados e informações relevantes ao acompanhamento e a avaliação deste programa, que podem vir a subsidiar o planejamento e a formulação de intervenções junto ao mesmo.

 

Palavras chaves: assistência estudantil; residência estudantil; moradia estudantil e permanência

 

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Publicado

08/20/2021

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Práticas Educacionais