Um Posto Chamado Lino Villela

Autores

  • Lucilda Brandão Sampaio Andrade Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v9i2Sup.1408

Palavras-chave:

Nova Iguaçu, Saúde, Política, Comunidade

Resumo

Este artigo faz parte do trabalho final de graduação intitulado Um Posto Chamado Lino Vilela: Política, Saúde e Comunidade. O texto apresenta a análise do processo de construção do posto de saúde em Nova Iguaçu na década de 1980 contando a história de um líder comunitário e da própria unidade de saúde. O artigo busca examinar as transformações da comunidade através do Posto de Saúde Lino Vilela ao longo do período em análise tentando articular com a biografia do militante e da politica local no Município de Nova Iguaçu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucilda Brandão Sampaio Andrade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licenciada em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Agente Comunitária de Saúde, ACS Lino Villela/Nova Iguaçu, RJ/Brasil.

Referências

ALLOFS, D.B. Da Laranja ao Golpe; Nova Iguaçu e a instabilidade política nos primeiros anos do Regime Civil- Militar. Nova Iguaçu; UFRRJ, 2011. (Monografia de História).

DUTRA, A.N. Morro Agudo ou Comendador Soares? O conflito de memória em relação ao nome de um bairro de Nova Iguaçu. Nova Iguaçu; UFRRJ, 2014. (Monografia de História).

GRYNSZPAN, M. Ciência política e trajetória das Ciências Sociais. RJ; EDFGV, 1999.

MATTOS, H; RIOS, A. L. Memórias do cativeiro: família, trabalho e cidadania no pós-abolição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SILVA, L.H.P da. De Recôncavo Da Guanabara Á Baixada Fluminense; Leitura de um Território Pela História. IN Recôncavo; Revista de Historia da UNIABEL. Volume 3 Número 5 julho-Dezembro de 2013.

SILVA, L.H.P.; Baixada, Baixadas. In: ARAUJO, G. Canções da Liberdade: a censura na Baixada Fluminense, onde o silencio era a lei. Rio de Janeiro: ed Multifoco, 2017.

SÓTENO, A. F. O movimento amigos de bairros (MAB) no Rio de Janeiro: seu surgimento, desenvolvimento e a visão da comunidade de informações no período de distensão política (1974-1982). Rio de Janeiro: UFRJ, 2013 (dissertação de História)

Downloads

Publicado

12/28/2018

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua