https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/issue/feed Revista Mosaico 2023-12-23T09:00:28-03:00 Angelo Ferreira Monteiro Editor Executivo [email protected] Open Journal Systems <p>A Revista Mosaico (R. Mos.) é uma revista multidisciplinar de humanidades, e vem abrir espaço para a publicação de pesquisas de professores, pesquisadores e alunos, não só da instituição sede, como de outros centros de pesquisa e reflexão acadêmicas.</p> <p>eISSN: 2178-7719</p> https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4099 Jogos Eletrônicos e Saúde 2023-11-23T15:18:10-03:00 Edson Swendsen Ferreira da Rocha [email protected] Maria Eduarda Bezerra Lacerda [email protected] Elizara Carolina Marin [email protected] Pierre Normando Gomes-da-Silva [email protected] <p>Este trabalho é caracterizado como uma revisão sistemática. Identificamos que investigações sobre o potencial terapêutico dos jogos eletrônicos se configuram como uma lacuna epistemológica na educação física. O objetivo dessa pesquisa foi descrever o uso dos jogos eletrônicos para intervenção na saúde, resultantes de pesquisas publicadas, apontando seus possíveis usos na Educação Física. O levantamento de dados foi realizado nas bases: Lilacs, Medline, Scielo, Science Direct e Google Acadêmico. Como resultados, foi constatada uma disparidade regional no quantitativo de estudos publicados no Brasil, na qual o Nordeste possui a maior concentração de artigos. Além disso, a maior parte das produções sobre a temática foi realizada por universidades públicas, com o público infanto-juvenil mais evidenciado. O uso de videogames ativos foi o mais utilizado, mostrando-se promissor em diversos parâmetros de saúde analisados. Concluímos que as pesquisas apontam para a importância dos jogos como meio terapêutico eficiente no cuidado com a saúde.</p> 2023-12-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Maria Eduarda Bezerra Lacerda, Edson Swendsen Ferreira da Rocha, Pierre Normando Gomes-da-Silva, Elizara Carolina Marin https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4088 Jogos Eletrônicos Para Além Do Entretenimento E Da Violência: Uma Revisão Narrativa 2023-11-28T08:51:47-03:00 Rafael Felipe Pires Leite [email protected] Edna Lucia Tinoco Ponciano [email protected] <p>Ampliar o olhar sobre os jogos eletrônicos e a sua relação com a violência é uma perspectiva contrária ao senso comum. Considerando que os jogos são uma fonte de entretenimento, o objetivo é realizar uma discussão teórica acerca do conceito de jogo, de jogos eletrônicos e da violência, a fim de relativizar a associação de influência negativa. São apresentadas definições do conceito de jogo e de sua manifestação, para depois nos debruçarmos sobre os conceitos de jogos eletrônicos, suas especificidades, seguindo, ao discutir a violência e as diferentes formas em que se expressa, para além dos jogos. A partir de uma revisão narrativa da literatura, buscamos elaborar uma contribuição para o campo de pesquisas sobre os jogos eletrônicos que possuem representações de violência e, desse modo, entender e ampliar a percepção dessa relação. Concluímos afirmando que é possível utilizar o jogo como uma forma de elaboração, para além do entretenimento e da representação da violência.</p> 2023-12-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Rafael Felipe Pires Leite, Edna https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4078 A cultura do espetáculo nos esports: 2023-10-17T18:17:45-03:00 Rafael Carvalho da Silva Mocarzel [email protected] Bruna Santana Anastácio [email protected] Anna Cristina Caldeira de Andrada Sobral Brisola [email protected] <p>O fenômeno contemporâneo dos <em>eSports</em> envolve competições organizadas de jogos eletrônicos de forma desportiva e profissional. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi trazer possíveis aproximações entre os aspectos socioculturais dos <em>eSports</em> com a cultura do espetáculo, observando os seus impactos midiáticos, econômicos e sociológicos. Para tanto foi realizado um ensaio com reflexões acerca popularidade e profissionalismo dos <em>eSports</em>, trazendo algumas considerações sobre a sua espetacularização. Dessa forma, destaca-se que o cenário espetacularizado dos<em> eSports</em> que envolvem eventos, competições, transmissões em diferentes mídias, patrocinadores e espectadores.</p> 2023-12-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Rafael Carvalho da Silva Mocarzel, Bruna Santana Anastácio, Anna Cristina Brisola https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4100 Gamificação na Educação 2023-10-18T15:57:42-03:00 Andreza Maria Baptista Cordeiro [email protected] Irenilda Reinalda Barreto de Rangel Moreira Cavalcanti [email protected] <p>A escolha deste assunto surgiu de indagações referentes ao problema da alfabetização EAD no período pandêmico em 2020, e o lançamento do Graphogame Brasil pelo MEC, trouxe um apoio para os professores nas atividades de ensino remoto, pois é um aplicativo virtual de jogos de alfabetização que estimula as crianças na fase pré-alfabética e inicial alfabética, a desenvolverem as habilidades fonológicas de leitura em seus processos de aprendizagem, de maneira objetiva e prazerosa. Nesta pesquisa, associou-se a Teoria de Flow, que defende que atividades prazerosas podem gerar nos indivíduos sensação de motivação imediata e mecanismos que geram um processo de crescimento cognitivo. Uma ferramenta gameficadora pode gerar a mesma sensação explicitada neste conceito psicológico de M. Csikszentmihalyi. Para a elaborar este trabalho, utilizou-se a metodologia de análise bibliográfica, tanto para conhecer os métodos de alfabetização, quanto para entender a utilização de ferramentas gamificadas.</p> 2023-12-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Andreza Maria Baptista Cordeiro, Irenilda Reinalda Barreto de Rangel Moreira Cavalcanti https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4098 Um RECYCLE QUIZ 2023-10-18T16:10:00-03:00 Carolina Cardozo de Souza [email protected] Alice Araujo da Silva Pagliarelli [email protected] Luiz Henrique de Vasconcellos Brandão Filho [email protected] Tassio Ferenzini Martins Sirqueira [email protected] <p>Este artigo apresenta o "Recycle Quiz," um aplicativo educativo desenvolvido para jovens em idade escolar, com o propósito de ensinar conceitos fundamentais de reciclagem e promover a conscientização ambiental. O aplicativo adota uma abordagem lúdica e interativa, por meio de desafios para envolver e estimular a aprendizagem. O "Recycle Quiz" fornece informações abrangentes sobre materiais recicláveis, os processos envolvidos na reciclagem e orientações práticas para a separação adequada de resíduos, em especial plástico, papel, vidro e metal. Seu objetivo principal é capacitar os utilizadores a tomarem decisões sustentáveis, transformando-as em agentes de mudança comprometidos com a proteção do meio ambiente. Este aplicativo é uma ferramenta valiosa no esforço contínuo para cultivar a consciência ecológica nas gerações mais jovens, preparando-as para desempenhar um papel ativo na preservação do nosso planeta.</p> 2023-12-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Carolina Cardozo de Souza, Alice Araujo da Silva Pagliarelli, Luiz Henrique de Vasconcellos Brandão Filho, Tassio Ferenzini Martins Sirqueira https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4029 Compreensões do conceito de morte em crianças da periferia de uma metrópole 2023-11-29T11:07:17-03:00 Hellen Cristina Ramos Queirós [email protected] Jorge Henrique Correa dos Santos [email protected] Manoel Antônio dos Santos [email protected] Érika Arantes de Oliveira-Cardoso [email protected] <p>Este estudo teve como objetivo compreender o conceito de morte em crianças saudáveis e sem perdas familiares recentes, moradoras da periferia de uma metrópole brasileira. Pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória e transversal. Foram entrevistadas seis crianças do sexo feminino, com idades entre seis e nove anos, tendo como disparador temático um livro infantil elaborado para esta pesquisa. As entrevistas foram audiogravadas, transcritas literalmente e submetidas à Análise Reflexiva Temática. Os dados foram agrupados em três temas: Universalidade da morte e não funcionalidade em construção; Atribuição de causalidade ao morrer e contexto social; Religiosidade e continuidade da vida após a morte. A concepção da possibilidade da morte ocorrer em idade precoce, como na adolescência, foi um resultado inusitado e que pode estar relacionado ao contexto sócio-ambiental permeado por violência. A compreensão da importância da preservação da memória da pessoa morta como objeto de afeto daqueles que permanecem vivos também foi um achado inesperado.</p> 2023-12-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Hellen Cristina Ramos Queirós , Jorge Henrique Correa dos Santos, Manoel Antônio dos Santos, ÉRIKA Arantes de Oliveira-Cardoso https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3895 Intersecções entre Psicanálise e Literatura 2023-12-08T19:10:12-03:00 Paulo José da Costa [email protected] Camila Mangolim Berlino [email protected] <p>Nosso propósito é refletir sobre a inter-relação entre a psicanálise e a literatura, através da discussão de alguns aspectos resgatados do que pensavam Freud, Bellemin-Noël e Green sobre tal possibilidade. Partimos das contribuições freudianas e as cotejamos com as posições de um outro autor, não psicanalista, e professor de literatura francesa, que é o segundo autor acima indicado, bem como utilizamos algumas ideias de Green nesse debate. Também trazemos outros autores contemporâneos que selecionamos para nos auxiliar em nosso intuito. As discussões apresentadas evidenciam a fecundidade desse encontro entre psicanálise e literatura.</p> 2023-12-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Paulo José da Costa, Camila Mangolim Berlino https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3935 Análise da produção acadêmica brasileira sobre o cangaço: 2023-11-14T08:05:47-03:00 George Almeida Lima [email protected] Daniel Giordani Vasques [email protected] Flávio Py Mariante Neto [email protected] <p>Objetivou-se apresentar a produção acadêmica brasileira sobre o desenvolvimento do cangaço e analisar esse fenômeno a partir das teorias de Norbert Elias. Utilizou-se a revisão sistemática da literatura a partir das bases: SciELO, Lilacs e Periódico Capes. Encontrou-se 72 artigos. Ao aplicar os critérios de inclusão e exclusão, 10 artigos foram incluídos. Embora Elias não tenha discutido sobre o cangaço, suas teorias imbicam-se aos processos sociais, conectando indivíduo e sociedade. O cangaço foi uma resposta social às configurações coercitivas que os sertanejos sofriam. Inicialmente configurou-se como uma tensão civilizatória violenta dentro da aceitação de uma disputa de classe em relação aos elementos que constituem a interdependência. Com o início da assistência do estado aos sertanejos, ampliaram-se as redes de interdependência, desencadeando processos descivilizatórios. Os grupos usaram a violência contra os “povos sofridos” que inicialmente eram defendidos pelos bandos.</p> 2023-12-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 George Almeida Lima, Daniel Giordani Vasques, Flávio Py Mariante Neto https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3860 Outros Lugares, Outras Subjetividades: O Neoliberalismo E A Demarcação De Espaços Heterotópicos 2023-11-08T09:42:08-03:00 Marcos Paulo de Oliveira Corrêa [email protected] Alexandre de Pádua Carrieri [email protected] <p>No panorama do neoliberalismo, passamos a contar com distintas noções em torno das relações de poder, das subjetividades e das formas resistências, constituindo aspectos imbricados aos processos de subjetivação dos indivíduos. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, propomos uma reflexão sobre espaços urbanos públicos enquanto espaços heterotópicos de resistência. A construção do sujeito e da sua liberdade ainda são aspectos desafiantes na contemporaneidade, estando atreladas à articulação entre subjetivações e resistências ao poder.</p> 2023-12-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Marcos Paulo de Oliveira Corrêa, Alexandre de Pádua Carrieri https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4390 Revista Permutada 2023-12-21T08:39:30-03:00 Editora da Universidade de Vassouras [email protected] 2023-12-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Editora da Universidade de Vassouras https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4389 Editorial 2023-12-21T08:35:43-03:00 Editora da Universidade de Vassouras [email protected] 2023-12-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Editora da Universidade de Vassouras https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4388 Expediente 2023-12-21T08:34:06-03:00 Editora da Universidade de Vassouras [email protected] 2023-12-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Editora da Universidade de Vassouras https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4108 Presença negra ou imprensa negra? Os casos do correio da lavoura, a crítica e o 14 de dezembro na grande iguaçu (1917-1939) 2023-12-01T10:51:03-03:00 Diogo Piassa das Merces [email protected] <p>O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas notas sobre as modalidades de imprensa mobilizadas na Grande Iguassú por e a partir das experiências jornalísticas instituídas por Silvino Azeredo e o <em>Correio da Lavoura, </em>periódico fundado em 22 de março de 1917 no município-sede de Iguaçu, Rio de Janeiro. Embebido pelas pesquisas estabelecidas no decurso do mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e estimulado pelo artigo de opinião “Imprensa negra, há 190 anos” publicado no periódico <em>O Globo</em>, procuro estabelecer um diálogo com as pesquisas de Pinto (2005; 2010) sobre as modalidades de imprensa negra, utilizando os vestígios imagéticos a partir dos diálogos com Burke (2004). Estabelecendo como norte três práticas instituídas pela família Azeredo, espera-se com esse trabalho, colaborar com as pesquisas sobre as modalidades jornalísticas negras na Baixada Fluminense.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Presença Negra; Imprensa Negra; Baixada Fluminense; Silvino Azeredo; Correio da Lavoura.</p> 2023-12-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Diogo Piassa das Merces https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3583 As Tensões do “Racismo À Brasileira” Na Formação das Ligas Nos Primórdios do Futebol Paulistano 2023-03-11T11:51:18-03:00 Bruno Otávio de Lacerda Abrahão Abrahão [email protected] Sergio Settani Giglio [email protected] Antonio Jorge Gonçalves Soares [email protected] <p>O futebol é tomado como um espaço de manifestação do preconceito à brasileira e um campo privilegiado para compreensão da sua especificidade que prima pela ambiguidade. Ao mesmo tempo em que revelava um traço progressista, na medida em que permitia aos chamados “jogadores de cor” serem incorporados pelo mérito naquela ordem liberal, era também um campo conservador, afinal estavam mantidos os ranços escravocratas que foram ressignificados na República. As reminiscências destas assimetrias se refletiam nas primeiras competições do futebol na cidade. O artigo objetiva problematizar as dissidências e criações de ligas na popularização do futebol de São Paulo, nas primeiras décadas do século XX, colocando em tela o preconceito racial como um elemento para entender a complexidade do racismo na sociedade brasileira. As fontes utilizadas foram a produção histórica jornalística sobre o futebol de São Paulo. As conclusões indicam que as tensões na popularização do futebol de São Paulo atravessaram o debate racial naquele momento no qual a modalidade começava a ser difundida e praticada por diferentes classes sociais nos clubes esportivos. A presença desse racismo silencioso e travestido por marcadores sociais revela os debates sobre a integração e a reafirmação de uma nação liberal e republicana construída com as reminiscências dos valores oriundos de uma ordem escravocrata que se refletiam no futebol de São Paulo nas primeiras décadas do Século XX.</p> 2023-12-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Bruno Otávio de Lacerda Abrahão Abrahão, Sergio Settani Giglio, Antonio Jorge Gonçalves Soares https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4150 Estudando a China no Brasil 2023-11-07T16:30:19-03:00 André Bueno [email protected] <p>Os anos de 2020 e 2021 ficarão marcados na memória como um momento de grandes dificuldades sociais e emocionais. Em meio a terrível Pandemia da Covid19, os brasileiros se viram perdidos em um labirinto de incertezas, medos e dúvidas. Nesse contexto, as notícias de que o novo coronavírus teria surgido na China reascenderam preconceitos e estereótipos contra os chineses, trazendo à tona as criações da mentalidade brasileira, que oscila intensamente entre uma <em>sinofilia</em> (a admiração pela China) e uma <em>sinofobia</em> (medo e repulsa). Em jogo, está um debate mais profundo sobre a longa história das relações Brasil e China, que datam desde a época colonial. Ao contrário do que usualmente pensamos, a presença chinesa em nosso país é bem antiga, embora nem sempre a percebamos de forma imediata; e apesar das distâncias, diversos intelectuais brasileiros imaginaram a China como um modelo a ser seguido para que superássemos nossas dificuldades econômicas e culturais. Pretendemos apresentar alguns momentos marcantes dessa relação, revelando como Brasil e China tem um diálogo de longa duração. Os resultados desse trabalho de mapeamento seguem agora na forma do artigo que ora apresentamos, informando algumas das principais áreas, tendências e autores que marcaram os estudos sobre a China no Brasil.</p> 2023-12-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 André Bueno https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4072 Educação no Brasil Diante da Crise: Escancarando o Fracasso Estrutural Escolar Antes e Durante a Pandemia da Covid-19 2023-10-18T17:10:46-03:00 Adriano Menino de Macêdo Júnior [email protected] Leonardo José Barreira Danziato [email protected] Helena Perpetua de Aguiar Ferreira [email protected] <p>O fracasso escolar é resultado de uma complexa interação de vários elementos, incluindo a formação dos professores e as diferenças sociais, que não podem ser analisados de forma isolada. Assim, o objetivo da presente narrativa descritiva-bibliográfica e comparativa deste estudo reside em analisar, descrever e comparar o fenômeno do fracasso escolar antes e durante o contexto da pandemia da COVID-19. O método utilizado foi o <strong>descritivo-bibliográfico </strong>e<strong> comparativo</strong>. Os <em>corpora</em> utilizados neste artigo dialogaram com a problemática abarcada neste estudo. Para responder à pergunta central, o estudo evocou pensadores influentes no que tange ao tema do fracasso escolar: Charlot (2000; 2005), Navarro <em>et al</em>. (2016), Petersen; Meneghel; Rausch (2023), Patto (2015), Moscovici (2003), Lahire (1998), Prioste (2020), Sucupira <em>et al</em>. (2014), Souza (2010), Paes e Scichitano (2008), Bianchi (2005), Vygotski (2012), Gilly (2001), Codo e Vasquez-Menezes (1999), Lahire (1998) e Moscovici (2003). O presente estudo considerou na análise dos <em>corpora</em>, que relatam o fracasso escolar antes e durante a pandemia da COVID-19, a evidente mudança significativa no fenômeno do fracasso escolar durante esse período. Assim, antes da pandemia, as pesquisas identificaram várias causas para o fracasso escolar, incluindo problemas disciplinares e psicológicos dos alunos, falta de apoio político, desvalorização profissional dos professores, problemas de aprendizagem e falta de apoio da família, entre outros. Era um cenário complexo, no qual diversos fatores contribuíam para o insucesso dos alunos.</p> 2023-12-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Adriano Menino de Macêdo Júnior, Dr. Leonardo José , Ma. Helena Perpetua https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3915 Reflexões Acerca Da Relação Entre Preconceito E Inclusão Escolar 2023-10-10T15:52:56-03:00 Isabella Balducci Rezende [email protected] Denise Pereira de Alcantara Ferraz [email protected] <p>Mesmo com os movimentos sociais e legislações sobre o acesso de pessoas com deficiência (PCD) à escola regular, ainda existem manifestações capacitistas na escola. Este artigo buscou refletir sobre as relações entre preconceito e inclusão a partir das falas de uma professora de química, para analisar, baseado nos escritos de Crochík (2000, 2003, 2005, 2011), suas manifestações. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa, que usou entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados, e que, foram analisadas com base no referencial de Yin (2016). Evidenciou-se aspectos da formação de professores, da ideologia da racionalidade tecnológica, do preconceito e da frieza. Assim, defende-se que experiências reflexivas poderiam ajudar a diminuir tais propagações, pois elas podem prejudicar o relacionamento entre professor-aluno. É necessário a constante luta para que a escola se torne um ambiente sem preconceito, com vistas à permanência das PCD nos ambientes escolares regulares.</p> 2023-12-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Utilizar na referência: Balducci, Isabella Rezende. , Denise Pereira de Alcantara Ferraz https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3867 Interseccionalidade 2023-08-17T11:20:04-03:00 Joana da Rocha Moreira [email protected] Rosangela Costa Soares Cabral [email protected] Célia Regina Machado Jannuzzi Loureiro [email protected] Allan Rocha Damasceno [email protected] <p>Este artigo tem como objetivo refletir sobre a relevância da interseccionalidade para/com o público da educação especial, assim como a importância da sensibilidade analítica para/na construção de políticas públicas para este público em questão. A fim de compreender de que maneira as pesquisas na área de humanas estão refletindo e contribuindo sobre essa temática, foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos publicados. Como suporte teórico para a construção, foram utilizados autores como: Collins, Bilge (2021); Adorno (1995/2002/2002/2012), Gohn (2012); Santos (2021). A análise documental foi realizada através da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008); da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2009) e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015), para entender a maneira como a interseccionalidade consta, ou não, em documentos oficiais que legislam para o público da educação especial. Os resultados desta investigação revelam que ainda são escassos os estudos que pensam a interseccionalidade para este público em questão e que os documentos oficiais trazem apontamentos ainda de forma superficial. É de suma importância que os estudos e as políticas abordem mais sobre a interseccionalidade para romper com o histórico de exclusão ao qual essas pessoas foram/estão submetidas.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong>&nbsp;Interseccionalidade; Educação Especial; Políticas Públicas.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> 2023-12-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 JOANA DA ROCHA MOREIRA, Rosangela Costa Soares Cabral, Célia Regina Machado Jannuzzi Loureiro, Allan Rocha Damasceno https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3764 Novo Ensino Médio: desafios e perspectivas no cenário educacional 2023-07-07T21:15:13-03:00 Therezinha Coelho de Souza [email protected] Maria Luiza Delgado de Medeiros [email protected] Suzana Medeiros Batista Amorim [email protected] Suely Cristina de Souza Fernandes Crahim [email protected] Maria Fernanda Caravana de Castro Ricci [email protected] <p>O Novo Ensino Médio começou a entrar em vigor em 2022, para os alunos do primeiro ano, e até 2024 deverá estar em todas as escolas do país. O novo modelo recomenda uma reforma de base de referência curricular. A Lei nº 13.415/2017 intituiu suas alterações, estabelecendo maior flexibilidade, integração curricular e oferta de itinerários formativos. O objetivo do artigo foi estudar as principais diretrizes e metodologias adotadas para a implementação do Novo Ensino Médio brasileiro, que busca a promoção de uma aprendizagem com maior profundidade, responsabilidade e autonomia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa e natureza descritiva. O estudo observou que tal proposta é realmente inovadora porque tem-se percebido, ao longo dos anos, uma profunda estagnação nos índices de desempenho dos estudantes e, também, uma alta taxa de abandono, reprovação e evasão escolar nessa etapa de escolaridade, na maioria das escolas brasileiras.</p> 2023-12-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Therezinha Coelho de Souza, Maria Luiza Delgado de Medeiros, Suzana Medeiros Batista Amorim, Suely Cristina de Souza Fernandes Crahim, Maria Fernanda Caravana de Castro Ricci https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3552 Revisão Sistemática: O Que Revelam As Pesquisas Sobre Estimulação Precoce Nos Últimos 20 Anos 2023-02-11T08:41:01-03:00 Maria Almerinda de Souza Matos [email protected] Raiana Rosa Alfaia da Costa [email protected] Alexandre Rodrigo Teixeira Alecrim [email protected] Josivaldo Vilaça do Nascimento de Oliveira [email protected] <p>O presente artigo pertence ao projeto (PIB-H/0153/2020) intitulado “Estimulação Precoce: modalidade de escolarização na educação especial” e, tem como objetivo geral conhecer a produção científica, os subsídios teóricos, normativos e as orientações do Ministério da Educação sobre Estimulação Precoce. Para isso, mapeou-se a produção científica sobre Estimulação Precoce em revistas brasileiras, dissertações e teses. O estudo conta com uma abordagem qualitativa, em que a metodologia utilizada para coleta de dados firma-se em uma pesquisa documental e bibliográfica, que consiste em uma análise de documentos com bases em materiais que não foram analisados e em contribuições de outros autores sobre o tema. A pesquisa firma-se teoricamente em&nbsp;&nbsp; revistas, dissertações e teses sobre o tema, observou-se a escassez de pesquisas na área da estimulação precoce. Com esta pesquisa, espera-se contribuir para formação de futuros profissionais capazes de compreender e interagir na carência e inadequação do cenário atual.</p> 2023-12-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Maria Almerinda de Souza Matos, Raiana Rosa Alfaia da Costa, Alexandre Rodrigo Teixeira Alecrim, Josivaldo Vilaça do Nascimento de Oliveira https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3936 Estudantes De Medicina Consomem Mais Cafeína Antes Das Provas Para Aumentar As Horas De Estudo 2023-11-08T17:41:33-03:00 Manoella Barrera Tavares [email protected] Carolina Mendes dos Santos da Costa [email protected] Eder da Silva Ourofino [email protected] Emildo César Licassali Filho [email protected] Samira Brandão Vicente [email protected] Silvania Montezuma Custódio [email protected] Victoria Kauffmann de Souza de Oliveira Ribeiro [email protected] Eduardo Tavares Lima Trajano [email protected] Larissa Alexsandra da Silva Neto Trajano [email protected] <p>Os estudantes universitários são consumidores de cafeína devido aos efeitos de melhorar a concentração, privação do sono e humor. No entanto, estudos apontam que o alto consumo de cafeína tem grande capacidade de causar efeitos adversos. Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de como ocorre a ingestão de cafeína por estudantes de medicina de uma universidade brasileira. Um total de 498 estudantes de medicina respondeu a um questionário composto por 24 questões contendo questões sobre o consumo de itens que contêm cafeína, autopercepção de saúde, qualidade do sono e efeitos observados após a ingestão de cafeína. Além disso, foi avaliado se existe diferença no consumo entre homens e mulheres. Observou-se aumento no consumo de cafeína antes das provas entre homens e mulheres (p&lt;0,001). Os participantes relataram que perceberam um aumento no tempo de estudo quando consumiram cafeína (p=0,003). Em conclusão, os estudantes de medicina consomem mais cafeína na época das provas, mesmo tendo uma boa percepção de saúde.</p> 2023-12-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Manoella Barrera Tavares, Carolina Mendes dos Santos da Costa, Eder da Silva Ourofino, Emildo César Licassali Filho, Samira Brandão Vicente, Silvania Montezuma Custódio, Victoria Kauffmann de Souza de Oliveira Ribeiro, Eduardo Tavares Lima Trajano, Larissa Alexsandra da Silva Neto Trajano https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3968 Pacientes com Diabetes Mellitus conhecem o impacto do consumo de alimentos ultraprocessados à saúde e ao meio ambiente? 2023-11-29T09:45:36-03:00 Felipe Moura Parreira [email protected] Ainá Innocencio da Silva Gomes [email protected] Dhiãnah Santini de Oliveira [email protected] Thalita Ponce Sobral [email protected] Patrícia Vigário [email protected] <p>Os alimentos ultraprocessados (AU) trazem malefícios à saúde e ao meio ambiente e, por isso, devem ser evitados. Objetivo: Investigar o consumo alimentar e o conhecimento sobre os impactos do consumo de AU na saúde e no meio ambiente de pacientes com diabetes mellitus (DM). Métodos: Estudo seccional com 393 pacientes com DM. O conhecimento sobre a relação entre AU, saúde e meio ambiente foi avaliado pelo autopreenchimento de um questionário. O consumo alimentar foi investigado pela escala para a avaliação da alimentação segundo as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira. Resultados: 70% não sabia ou não tinha certeza sobre o que são AU, 67% afirmaram que a produção faz mal ao meio ambiente e para 75,3% o consumo faz mal à saúde. Somente 36% apresentavam alimentação saudável. Conclusão: A maior parte dos pacientes não tem clareza sobre o que são AU, porém acreditam estes podem trazer repercussões negativas à saúde e ao meio ambiente. O desconhecimento contribui para o consumo desses alimentos.</p> 2023-12-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Felipe Moura Parreira, Ainá Innocencio da Silva Gomes, Dhiãnah Santini de Oliveira, Thalita Ponce Sobral, Patrícia Vigário https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3701 O Papel Da Enfermagem Nos Centros De Atenção Psicossocial Na Perspectiva Da Teoria De Hildegard Peplau 2023-05-31T09:26:06-03:00 Marcos André Dos Santos [email protected] <p><strong>Delimitação do tema:</strong><span style="font-weight: 400;"> O que a literatura traz sobre o papel da enfermagem nos Centros de Atenção Psicossocial e como esse papel é entendido na Teoria de Hildegard Peplau.&nbsp; </span><strong>Justificativa: </strong><span style="font-weight: 400;">Esta pesquisa bibliográfica baseia-se na Teoria das Relações Interpessoais da Teórica de Enfermagem Hildegard Peplau, percebendo a enfermagem como uma profissão educativa que visa a proteção do indivíduo. </span><strong>Objetivo:</strong> <span style="font-weight: 400;">Analisar o que a literatura científica traz sobre o trabalho da enfermagem nos serviços de saúde mental à luz da teoria das relações interpessoais de Hildegard Peplau. </span><strong>Metodologia:</strong><span style="font-weight: 400;"> Trata-se de um estudo secundário, que utilizou o método de revisão bibliográfica e se fundamentou na literatura de pesquisas primárias. Buscou-se por documentos publicados nos últimos dez anos nas bases de dados BDENF, LILACS e SCIELO, predominantes da língua portuguesa. </span><strong>Resultados e Discussão: </strong><span style="font-weight: 400;">Feita a seleção e análise bibliográfica, foram identificados os seguintes achados: </span><span style="font-weight: 400;">Processo de formação x</span><span style="font-weight: 400;"> Processo de trabalho com </span><span style="font-weight: 400;">julgamentos positivos e negativos</span><span style="font-weight: 400;"> sendo ainda subcategorizados.&nbsp; A maior parte dos dados encontrados referiu-se ao processo de trabalho e suas dificuldades. A teoria fomenta a compreensão através de suas fases e conceitos alinhando-se ao processo de enfermagem e esclarecem o processo de formação, de trabalho, relações humanísticas e com ambiente e território, com a finalidade de compreender as relações interpessoais entre estes. </span><strong>Conclusão: </strong><span style="font-weight: 400;">Esta pesquisa possibilita maior esclarecimento do papel da enfermagem nos serviços substitutivos de saúde mental, na perspectiva da teoria das relações interpessoais, bem como a execução do processo de enfermagem a partir do direcionamento dado pela teoria.</span></p> 2023-12-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Marcos André Dos Santos https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3684 Considerações sobre o vício dopaminérgico na adolescência através do uso das redes sociais e a intervenção cognitivo-comportamental 2023-06-16T08:21:41-03:00 Ana Júlia Coutinho da Silva [email protected] Luma Malafaia Ramalho [email protected] Tamires Jordão Laport [email protected] <p>O modo em que as redes sociais tem sido utilizadas ao longo dos últimos anos corresponde ao alto nível de dependência por parte dos adolescentes. Devido ao conjunto de aplicativos como TikTok, Instagram, Twitter, WhatsApp, que se expandem grandemente, cada vez mais estamos sendo expostos às redes sociais, que trazem sérios comprometimentos físicos e psicológicos. Deste modo, este artigo por meio de uma revisão narrativa da literatura&nbsp; tem como objetivo refletir sobre o uso excessivo das redes sociais, podendo levar a dependência entre jovens. A dependência ocorre pela quantidade de dopamina que é liberada no cérebro quando expostas a essas redes, oferecendo ao usuário uma sensação de bem-estar e prazer momentâneo, que o estimula a buscar e querer cada vez mais essa sensação, compelindo ao vício. Uma das teorias consideradas mais eficazes no tratamento do vício é a Teoria cognitiva comportamental, que utiliza-se de técnicas e métodos capazes de ressignificar os pensamentos e comportamentos relacionados ao uso da internet.</p> 2023-12-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Luma Malafaia Ramalho, Ana Julia, Tamires Jordão Laport