http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RM/issue/feedRevista Mosaico2022-12-26T18:39:20-03:00Angelo Ferreira Monteirorevista.mosaico@universidadedevassouras.edu.brOpen Journal Systems<p>A Revista Mosaico (R. Mos.) é uma revista multidisciplinar de humanidades, e vem abrir espaço para a publicação de pesquisas de professores, pesquisadores e alunos, não só da instituição sede, como de outros centros de pesquisa e reflexão acadêmicas.</p> <p>eISSN: 2178-7719</p>http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3384Os Centros de Atenção Psicossocial no tratamento de usuários de álcool e outras drogas2022-11-21T13:48:33-03:00Maria Isabel Félix da Silvaisabelfelixadpb@gmail.comMaria Eulália de Araújo Queirozeulaliaqueirozz@gmail.comIsadora Varela Lopesisavarela1994@gmail.comClésia Oliveira Pachúclesiapachu@hotmail.com<p><strong>INTRODUÇÃO:</strong>O uso de substâncias psicoativas é um fenômeno em evidência desde os primórdios da humanidade, estando sempre em crescimento. O uso continuado pode desencadear no sujeito um quadro de dependência, levando-o a necessitar de cuidados especializados. Na atualidade, conta-se com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para assistência psicossocial. <strong>OBJETIVO: </strong>Analisar os Centros de atenção psicossocial no tocante ao tratamento de usuários de álcool e outras drogas. <strong>METODOLOGIA</strong>: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, executada mediante busca em bancos de dados científicos como o Periódicos Capes, PePSIC e Google Acadêmico. Foram selecionados 17 artigos para integrar a revisão. <strong>RESULTADOS E DISCUSSÃO:</strong> A avaliação dos artigos demonstram que os CAPS são serviços essenciais para usuários de drogas e seus responsáveis, pois dispõem de intervenções em saúde mental que viabilizam um atendimento humanizado aos usuários. Os profissionais, em especial o psicólogo, inseridos na rede de saúde realizam intervenções visando a prevenção de agravos e promoção da saúde em nível individual e coletivo, com uma conduta ética frente às especificidades de cada usuário. A família é o principal instrumento que viabiliza a recuperação do adicto, mas também demanda cuidados específicos, devido à sobrecarga emocional fomentada pelos cuidados dispensados ao membro adicto. <strong>CONSIDERAÇÕES FINAIS</strong>: Faz-se necessário novos estudos que desvelem os fatores desencadeadores da iniciação e adesão ao uso de drogas visando melhorias nas intervenções dos profissionais do Sistema Único de Saúde, no tocante ao usuário, à família e à comunidade. </p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE: </strong>Centro de atenção psicossocial; Toxicomania; Programa de saúde mental.</p>2022-12-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Maria Isabel Félix da Silva, Maria Eulália de Araújo Queiroz, Isadora Varela Lopes, Clésia Oliveira Pachúhttp://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3354Audiodescrição em programações televisivas no Brasil: uma análise do cenário atual2022-08-24T16:41:49-03:00Beatriz Regina Gomes Pereirabeatrizreginagp@hotmail.comHelena da Rocha Schusterhelenarschuster@hotmail.comMichele Negrinimmnegrini@yahoo.com.br<p>A audiodescrição tornou-se um recurso obrigatório nas programações de televisão digital no Brasil em julho de 2011. Determinada pela portaria n° 188, de 2010, a legislação exigia que as emissoras de TV aberta deveriam exibir uma quantidade mínima estabelecida de horas semanais obrigatórias de conteúdo com audiodescrição, que aumentaria progressivamente com o passar dos anos. Em 2020, as emissoras já deveriam transmitir, pelo menos, 20 horas semanais de suas grades com o recurso. Sendo assim, para além de promover uma reflexão sobre a audiodescrição em sociedade, o objetivo principal do presente artigo é analisar se no contexto atual as referidas obrigatoriedades estão sendo de fato cumpridas na TV aberta brasileira e de que forma o recurso está sendo oferecido. Para isso, analisamos as programações da Band RS (Rio Grande do Sul) e da Record RS durante uma semana, do dia 28/02/2022 até o dia 06/03/2022.</p>2022-12-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Beatriz Regina Gomes Pereira, Helena da Rocha Schuster, Michele Negrinihttp://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3418Passaporte Universitário: da construção da cidadania à mobilidade social2022-11-07T16:33:28-03:00Adriana Luiza da Costadiretoria.editora@universidadedevassouras.edu.brMônica Cristina Soares Barrettomonica.barretto@universidadedevassouras.edu.br<p>Este artigo tem como objetivo trazer a lume algumas concepções históricas da educação brasileira, até a sua chegada em terras maricaenses, considerando as políticas adotadas pelo estado brasileiro, bem como a evolução da gestão educacional. O estudo apresenta historicamente as interfaces do ensino e os avanços da educação no município de Maricá junto à subsecretaria de políticas públicas com a criação do Programa Passaporte Universitário, que ocasionou uma revolução no território educacional ao oportunizar os munícipes em produzir conhecimento nas universidades em variados cursos de graduação, preparando-os para ascender socialmente ao provocar mudanças.</p>2022-12-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Mônica Cristina Soares Barrettohttp://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3075As unidades léxicas no romance D’a Pedra do Reino de Ariano Suassuna2022-06-02T11:02:31-03:00Lilian Santana da Silvanaili.salt@gmail.com<p>O estudo tem como objetivo analisar as unidades léxicas no vocabulário do romance d’A Pedra do Reino de Ariano Suassuna. Os pressupostos teóricos da Semântica Lexical e da Fraseologia orientam a análise das lexias. Para entender as relações e significados estabelecidos pelos elementos que fazem parte do trabalho, foi privilegiada uma metodologia qualitativa de cunho interpretativo a partir da análise textual. O autor utiliza-se de um léxico regional/popular nordestino, usa arcaísmos, prefixos e sufixos com efeitos expressivos, cantigas populares, provérbios e frases feitas. Tudo isto marca a expressividade da linguagem de Ariano Suassuna. Este trabalho faz rápidas considerações teóricas sobre Fraseologia, mostra as relações entre léxico, sociedade e cultura, aplicando tais conceitos a exemplos de unidades léxicas complexas pertencentes ao vocabulário do romance. A temática, a estrutura literária e a linguagem do romance caracterizam, com rara precisão, o nosso povo, seu falar, costumes, crenças e tradições, e seu modo de ser, viver, pensar e agir, dentro do seu universo sócio-linguístico-cultural. O vocabulário pode ser entendido como o subconjunto que se encontra em uso efetivo, por um determinado grupo de falantes, numa determinada situação. Nesta pesquisa procura-se, a partir do estudo do vocabulário, oferecer uma visão de conjunto das lexias encontradas no texto, para favorecer o entendimento da cultura popular brasileira no que se refere à manifestação da língua com características regionais. As unidades léxicas complexas encontradas no <em>corpus</em> funcionam como elos na representação do sistema referencial e expressivo da linguagem.</p>2022-12-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Lilian Santana da Silvahttp://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3438A insurreição escrava de 1838 fruto da instabilidade política/econômica e senhorial [?]2022-11-08T17:04:08-03:00Alan de Carvalho Souzappunk_alan@hotmail.com<p>O presente artigo aborda a insurreição escrava de 1838 ocorrida na freguesia de Paty do Alferes como resultante da instabilidade política/econômica e senhorial da década de 1830. Apresentando-a por meio do conhecimento da senzala do debate político existente que proporcionou a articulação dos escravizados para o melhor proveito da inconstância do período. Diferentemente dos estudos que analisaram a rebelião, este trabalho apresenta novo documento, o qual refuta o motivo de ter sido a morte de um escravizado e a suposta “desordem” existente na escravaria do capitão-mor Manuel Francisco Xavier a razão pela fuga, além de apresentar um grande número de sublevados que continuaram nas matas da região após o embate e captura pela guarda nacional.</p> <p> </p>2022-12-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Alan de Carvalho Souzahttp://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3328A Reimplantação da Disciplina Moral e Cívica em Vassouras/RJ no século XXI2022-07-27T16:08:36-03:00Daniele Macario de Araujo Marcolino Ferreiradanidruely@gmail.comAngelo Ferreira Monteiroangelofmonteiro@gmail.com<p>A pesquisa propôs a análise sobre a reimplantação da disciplina Educação Moral e Cívica (EMC), como obrigatoriedade no município de Vassouras – RJ. Perpassando por um breve contexto histórico da educação brasileira. A metodologia que foi utilizada para o desenvolvimento do estudo se deu mediante a revisão de literatura de textos científicos, com a análise da legislação pertinente à temática e a legislação ordinária sobre o retorno da presente disciplina ao Município de Vassouras-RJ sob a lei nº. 3.063 de 28 de fevereiro de 2019, ficando obrigada a inclusão na matriz curricular do Ensino Fundamental das redes de ensino público e privado do município, conforme decisão proferida pela Câmara Municipal de Vassouras. Visando a partir do estudo contribuir para o reavivamento do sentimento de presença, a valorização cultural e a construção de uma sociedade mais atuante e fortalecida em suas práticas.</p>2022-12-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Daniele Macario de Araujo Marcolino Ferreira, Angelo Ferreira Monteirohttp://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3373Impactos do preconceito homofóbico na saúde mental das pessoas LGBTQI+: breves apontamentos2022-11-07T16:14:15-03:00Matheus Elias dos Santosmatheuselias549@gmail.comFábio Costa de Limafabiocostadelima.fcl@gmail.com<p>O presente estudo teve por objetivo apresentar uma revisão integrativa da literatura, a fim de compreender quais as repercussões do preconceito homofóbico na saúde mental das pessoas LGBTQI+. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de estudos entre 2017 e 2022, nas bases BVS-PSI, PEPSIC, SciELO e Google Acadêmico. Ao longo do estudo, foram utilizados os descritores: “saúde mental”, “doença mental”, “homofobia”, “LGBT”. A estratégia aplicada nas buscas foi utilizar o operador booleano AND. A pesquisa gerou 69 artigos, dos quais 10 artigos foram incluídos na análise dos dados. Os resultados evidenciam que o preconceito homofóbico torna as vítimas vulneráveis ao estresse e acarreta em prejuizos no bem-estar físico e mental. Ter o apoio social e da família é tido como fator de proteção contra o sofrimento psíquico vivenciado. Ressalta-se a necessidade de outros estudos que apresentem intervenções que contribuam para melhorias da saúde mental das pessoas LGBTQI+ e ações voltadas para a prevenção do sofrimento mental causado pela homofobia.</p>2022-12-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Matheus Elias dos Santos, Fábio Costa de Limahttp://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3389A Escola como Agente de Saúde2022-11-07T16:20:19-03:00Isadora Varela Lopesisadoravarelapsi@gmail.comClésia Oliveira Pachúclesia_pachu@servidor.uepb.edu.br<p>A inserção da escola como agente de saúde se revela como fator importante para a qualidade de vida estudantil e dos profissionais inseridos no ambiente escolar. O acesso à saúde junto à educação são componentes indispensáveis na prevenção de doenças e promoção da saúde no âmbito das instituições de ensino. Objetivou-se analisar o ambiente escolar no tocante as intervenções de saúde promovidas no meio escolar. A presente pesquisa foi realizada nos meses de julho e agosto de 2022, utilizando-se como fonte de dados o Google Acadêmico e PePSIC. Foram selecionados 15 artigos para integrar a revisão. Os resultados obtidos por meio da avaliação dos artigos demonstram que a escola representa espaço fundamental para promoção de intervenções de saúde. Os psicólogos, junto a uma equipe multiprofissional, mostram-se indispensáveis na promoção de saúde e qualidade de vida no interior do espaço escolar. Pode-se concluir que a representação da escola reflete um importante ponto de encontro entre saúde e educação, além de serem espaços importantes para práticas e vivências em saúde, tornando a escola um dos principais agentes de promoção à saúde. Assim, faz-se necessário a implementação de mais profissionais da saúde no interior da escola, em especial psicólogos. Fica demonstrado ser indispensável a inserção de intervenções de saúde em mais escolas, com o intuito de mais indivíduos terem acesso à prevenção de doenças e promoção da saúde na escola.</p>2022-12-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Isadora Varela Lopes, Clésia Oliveira Pachúhttp://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3241A Terapia cognitivo-comportamental como recurso no tratamento do luto diante de morte repentina2022-03-18T14:47:04-03:00Diego Pontes Ferreira Alvesdiegopfalves@gmail.comTamires Jordão Laporttamilaport@hotmail.com<p>Embora a morte seja um evento natural e inevitável, sua ocorrência é promotora de estresse, dor e sofrimento, sobretudo quando esta ocorre de forma repentina. Vivenciar o processo do luto é normal e experimentar suas etapas e fases de maneira saudável é essencial para a reestruturação do enlutado. No entanto, no processo do luto podem ocorrer desordens emocionais e psíquicas que dificultam que este retome a sua vida normal, podendo-o paralisar; circunstância em que recorrer ao auxílio terapêutico torna-se indispensável para que a sintomatologia do luto não se agrave evoluindo para o luto complicado. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo discutir sob a perspectiva da abordagem cognitivo-comportamental quais os recursos no tratamento do luto por morte repentina. A pesquisa de cunho qualitativo exploratório desenvolver-se-á fundamentada em referencial teórico, constante da análise de livros e artigos acadêmicos disponíveis em bases de dados científicas sobre o tema proposto e com a TCC como tratamento adequado no alívio dos sintomas do luto.</p> <p> </p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Enlutado. Luto por morte. Psicólogo. Terapia cognitivo-comportamental.</p> <p> </p>2022-12-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Diego Pontes Ferreira Alves, Tamires Jordão Laporthttp://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3207Uso Prejudicial de Drogas Na Adolescência: Escola e Família no Desafio da Prevenção.2022-04-04T14:05:42-03:00Carlos Alberto de Limacarlosalberto_delima@outlook.comLarissa Primo Pereira Lasneaullasneau@gmail.com<p><strong>Resumo</strong></p> <p>O consumo abusivo de drogas na adolescência tem sido uma questão complexa para a sociedade, sendo a escola um local estratégico para a prevenção. No entanto, ainda há muitas incertezas sobre o que pode ser feito em relação às ações preventivas aplicadas pelos educadores. Sabe-se que a adolescência é um período de muitas transformações decorrentes da transição entre a infância e a vida adulta. Dito isso, o presente estudo se propõe a analisar através de uma revisão de literatura a importância do papel da escola como dispositivo de prevenção ao uso abusivo de drogas entre adolescentes, trazendo reflexões sobre possibilidades de ações mais efetivas. A busca por uma identidade que o defina e a identificação com os pares são comuns entre os jovens que, em muitos casos, afastam-se dos familiares na procura por outros modelos de identificação. Através do levantamento bibliográfico justifica-se os números alarmantes que indicam o crescente uso de drogas entre jovens, fazendo com que políticas públicas de prevenção sejam cada vez mais urgentes e necessárias de forma permanente nas escolas entre essa população.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Prevenção, Escola, Família, Drogas.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p> </p> <p> </p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>Abusive drug use in adolescence has been a complex issue for society, and the school is a strategic place for prevention. However, there are still many uncertainties about what can be done in relation to preventive actions applied by educators. It is known that adolescence is a period of many changes resulting from the transition between childhood and adulthood. That said, the present study proposes to analyze through a literature review the importance of the school's role as a device to prevent drug abuse among adolescents, bringing reflections on possibilities for more effective actions. The search for an identity that defines them and identification with peers are common among young people who, in many cases, distance themselves from family members in the search for other identification models. Through the bibliographic survey, the alarming numbers that indicate the growing use of drugs among young people are justified, making public prevention policies increasingly urgent and necessary in a permanent way in schools among this population.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Prevention, School, Family, Drugs.</p>2022-12-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Carlos Alberto de Lima, Larissa Primo Pereira Lasneauhttp://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3363A Práxis do Psicólogo nos Equipamentos de Acolhimento Institucional2022-08-24T16:32:38-03:00Lucia Helen Vicente Barbiluciahelen1@hotmail.comSílvia Maria Melo Gonçalvesgsilviamm@gmail.com<p>O presente trabalho constitui-se em uma pesquisa qualitativa e exploratória que objetivou identificar as práticas dos psicólogos em entidades de acolhimento de acolhimento do tipo “Abrigo Institucional”, avaliar os limites para suas intervenções e analisar os principais desafios a serem enfrentados na prática institucional. Para isso, o método de pesquisa consistiu na aplicação de entrevistas semiestruturadas com duas psicólogas atuantes em abrigos institucionais de municípios da Baixada Fluminense, que foram analisadas sob a ótica da Psicologia Social Comunitária. Observou-se que a prática psi nessas instituições é voltada para o fortalecimento identitário dos indivíduos acolhidos através da promoção de atividades lúdicas, conversas em grupo e individuais. Os principais desafios para a atuação profissional advêm dos impasses para se estabelecer a intersetorialidade entre os mecanismos da rede de Assistência Social dos municípios e os limites para sua atuação residem na dificuldade em ter a especificidade de sua profissão reconhecida por membros do judiciário e da própria equipe em que atuam. Ademais, a ausência de um referencial teórico específico para as práticas dos psicólogos nos serviços de acolhimento institucional impossibilita a padronização do atendimento, conforme preconizado no Sistema Único de Assistência Social. Os resultados obtidos apontam que, mesmo com a ausência de referencial, a atuação dos psicólogos nesse contexto visa a mudança social através da conscientização dos indivíduos acolhidos sobre o lugar que ocupam na sociedade.</p>2022-12-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Lucia Helen Vicente Barbi, Sílvia Maria Melo Gonçalveshttp://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3195Inserção do psicólogo do esporte nas categorias de base de times de futebol2022-03-21T21:22:28-03:00Gabriela Ramos Gomesgabriela-ramos-gomes@hotmail.comFábio Villela dos Santosprfabiovillela@hotmail.comTamires Jordão Laporttamilaport@hotmail.com<p><strong>Resumo </strong></p> <p>A psicologia do esporte possui um campo de atuação recente, sua função é intervir no praticante desportivo, visando o equilíbrio mental, físico e melhor qualidade no desempenho e rendimento. Dito isso, o presente estudo se propõe a analisar através de uma revisão de literatura o papel do psicólogo nas categorias de base. Por definição, a categoria de base é descrita como uma subdivisão pertencente a um grupo esportivo, com atletas de faixa etária de 11 a 20 anos. De acordo com os artigos encontrados, foi possível identificar a importância da psicologia do esporte na vida dos atletas, não apenas nos treinos e jogos, mas em todo o seu âmbito social, como em suas emoções e na relação entre família e esporte, favorecendo o bem-estar do atleta e o desempenho da equipe. A Terapia Cognitivo-Comportamental foi apontada como uma abordagem comumente usada pelos profissionais. No entanto, ressalta-se a lacuna na literatura nacional em relação à produção acadêmica sobre esse assunto na área da Psicologia. Também se destaca a produção em outras disciplinas, principalmente nos estudos da Educação Física e na língua inglesa, o que indica o caráter interdisciplinar do problema e seu interesse de estudos em outros países. Os dados reforçam a carência de estudos sobre o tema e a importância de aprofundamento nessa temática.</p> <p> </p>2022-12-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Gabriela Ramos Gomes, Fábio Villela dos Santos, Tamires Jordão Laporthttp://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3516Editorial V13 N32022-12-19T16:12:06-03:00Editora Universidade de Vassouraseditorauss@universidadedevassouras.edu.br2022-12-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Editora Universidade de Vassourashttp://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3517Expediente V13 N32022-12-19T16:23:20-03:00Editora da Universidade de Vassouraseditorauss@universidadedevassouras.edu.br2022-12-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Editora da Universidade de Vassourashttp://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/3521Revista Permutada Revista Mosaico V13 N32022-12-21T14:36:43-03:00Editora da Universidade de Vassouraseditorauss@universidadedevassouras.edu.br2022-12-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Editora da Universidade de Vassouras